Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Usalbi cresce para mais seis freguesias

José Júlio Cruz - 15/03/2018 - 10:00

A dinâmica do projeto chega a mais lugares e disponibiliza atividades e aulas a um número cada vez maior de pessoas.

Partilhar:

Arnaldo Brás explicou o alargamento das atividades. FOTO jornal Reconquista

A Universidade Sénior Albicastrense (Usalbi) vai alargar a sua atividade a mais seis freguesias do concelho de Castelo Branco, ali criando os respetivos polos. A ideia já estava em embrião há uns tempos, mas foi formalizada no passado sábado, em Alcains, freguesia onde será implementado um dos polos descentralizados da Usalbi. As outras freguesias abrangidas nesta fase são Lardosa; Louriçal do Campo; Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde; Freixial e Juncal do Campo; e Escalos de Baixo e Mata.

A ideia passa por abranger todo o concelho, logo que seja possível e foi defendida mais uma vez nesta ocasião por Arnaldo Brás, responsável pela Associação Amato Lusitano que superintende a Usalbi. Este responsável lembrou o percurso da instituição, reconhecida em termos nacionais, desde a sua fundação, sublinhando que "esta foi uma daquelas iniciativas que abraçamos com muito prazer e entusiasmo desde a primeira hora".

Com mais de 300 alunos logo no primeiro ano e cerca de três dezenas de disciplinas disponíveis, a Usalbi a partir do seu 10º aniversário consubstanciou a sua continuidade e crescimento com a criação dos polos nas freguesias, nomeadamente em Santo André das Tojeiras, Sarzedas, São Vicente da Beira e Cebolais/Retaxo. Agora, com os anunciados seis novos polos, o número de alunos vai ultrapassar os 1100 (mil e cem), com perspetivas de crescimento.

"As pessoas entusiasmaram-se e tivemos de criar um pequeno núcleo de disciplinas base", explica Arnaldo Brás, dando conta das "muitas dinâmicas entretanto encetadas, como a tuna, os grupos corais, as adufeiras, o teatro, os cavaquinhos, o fado e outras". "Frequentar a Usalbi e estar nestas atividades é uma forma de rejuvenescer as pessoas e isso é um bem com efeitos extraordinários", refere o mesmo responsável, explicando que em termos logísticos "tudo isto só é possível porque a Câmara de Castelo Branco e as freguesias também apoiaram sempre esta instituição como ela merece e tornaram-na uma realidade".

A Usalbi, como Arnaldo Brás a define, "é uma escola diferente pela informalidade, onde os ensinamentos andam de mãos dadas com o convívio, a amizade, as visitas e as participações nos diferentes grupos nascidos no seu seio".

Também presentes nesta cerimónia de lançamento dos polos, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, e o presidente da Freguesia de Alcains, Mário Rosa, congratularam-se com o sucesso que esta instituição está a ter junto dos habitantes do concelho, enaltecendo as suas potencialidades presentes e futuras em áreas como a educação, a cultura, os tempos livres e a atividade desportiva em prol da qualidade de vida dos mesmos.

Ambos os autarcas salientaram a importância da descentralização de aulas e atividades para que as mesmas cheguem ao maior número de pessoas possível, prometendo continuar de braço dado com a instituição na prossecução dos seus objetivos. Relativamente a Alcains, freguesia que vai agora receber um dos polos, Mário Rosa garantiu que "este é um projeto com pernas para andar e certamente que a sua expansão será um sucesso, pelo que da nossa parte tudo faremos para que assim seja, tal como tenho a certeza acontecerá nas restantes freguesias".

COMENTÁRIOS