Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: CDU de Castelo Branco defende melhor urbanismo

Reconquista - 21/09/2017 - 16:16

A CDU denuncia que Castelo Branco não tem política de reabilitação urbana e de apoio ao arrendamento jovem e defende que "é urgente contrariar a contínua expansão para a periferia da cidade".

Partilhar:

Além da reabilitação dos edifícios, o candidato à assembleia defende arrendamento para jovens

A CDU denuncia, em comunicado, que Castelo Branco não tem política de reabilitação urbana e de apoio ao arrendamento jovem e defende que "é urgente contrariar a contínua expansão para a periferia da cidade, consumindo recursos, com nova construção, ao mesmo tempo que aumentam os fogos devolutos e degradados nas zonas urbanas consolidadas mais centrais".

A candidatura da CDU ao município albicastrense avança ainda que "existe uma grande degradação do parque edificado por falta de manutenção e conservação, nomeadamente na habitação social. E deixa algumas propostas, como "reabilitação urbana que garanta a famílias de menores recursos o usufruto da cidade; cativação de solos com aptidão urbanística para construção de fogos de qualidade a custos controlados; parque habitacional público ao serviço das famílias mais carenciadas e rendas apoiadas; aproveitamento da habitação devoluta; arrendamento e por vezes, mudança de tipologia de casas adversas aos jovens, estudantes e famílias em início de vida conjunta(atenção acrescida a jovens e idosos); reabilitação estimulada em termos fiscais- IMI- desburocratizada, com apoio ao utente e intervenção em diversos edifícios contíguos para permitir economias de escala; incentivo a comissões de moradores que mantenham contacto com a autarquia, façam sugestões e sejam efetivamente ouvidos; e venda de património municipal a inquilinos". Deixa ainda medidas "urgentes e de baixo custo", como "colocar zonas cobertas com criatividade e arte, árvores e sistemas de humidificação que permitam a circulação e permanência das pessoas no centro da cidade; eliminar as barreiras arquitetónicas e passeios difíceis de transpor por idosos, carrinhos de bebés e pessoas portadoras de deficiência; e dar vida à zona histórica, recuperando a habitação, instalando equipamentos públicos e inclusive comércio local, promovendo o artesanato, a cultura, a gastronomia, reforçando os fluxos turísticos para a zona, preservando o direito à habitação e sempre com a participação dos seus residentes". A CDU lembra que "Castelo Branco tem uma zona histórica riquíssima e deixou-a morrer por completo. Nem as placas que assinalam a zona se encontram com informação correta. Com um património presente na Rede de Judiarias de Portugal, propalada pelo mundo fora, Perguntamos: Quem sabe? Quem conhece? Quem visita? Na Assembleia Municipal, com apenas um eleito, muitas destas questões foram levantadas, mas a força da maioria PS, 40 membros, está sempre mais interessada em fazer elogios desmesurados ao 'chefe' do que discutir qualquer proposta".

Entretanto, sexta-feira, dia 22 de setembro, pelas 21H00, a CDU promove um concerto no centro cívico, com Filipa Pais, integrado nas ações de campanha destas Autárquicas.

 

COMENTÁRIOS