Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cebolais/Retaxo: Assalto criativo invade antiga fábrica Pereirinho

Reconquista - 30/04/2016 - 0:06

Pela rua da Fiandeira vão passar até terça-feira exposições e debates, terminando com visitas guiadas e o arranque das comemorações do dia de Santa Cruz.

Partilhar:

A memória dos lanifícios está a ser recuperada com vários projetos. Foto Ricardo Martinho/ Projeto Lançadeira

A antiga fábrica de lanifícios Pereirinho, na União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, vai estar aberta entre sábado e terça-feira para a iniciativa “Assalto Criativo Lançarte”.

Pela rua da Fiandeira vão passar exposições e debates, terminando na segunda e terça-feira com visitas guiadas e o arranque das comemorações do dia de Santa Cruz.

A abertura oficial acontece na manhã de sábado com o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luis Correia.

Na mesma ocasião será apresentado o Projeto Lançadeira (ver reportagem vídeo publicada em fevereiro de 2015), que está a ser desenvolvido nestas localidades, estando ainda previstas palestras relacionadas com a história da freguesia, o património industrial ou o têxtil e vestuário.

A exposição contará com trabalhos desenvolvidos no âmbito de um projeto de requalificação da paisagem e percursos pelas técnicas utilizadas nas antigas fábricas, como a cardação ou fiação.

Na manhã de domingo realiza-se uma oficina de introdução à tecelagem e de tinturaria, estando ainda prevista para essa tarde uma visita à antiga fábrica da Corga, que está a ser transformada em museu.

 

 

COMENTÁRIOS