Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Álvaro é o ponto de partida da clássica das aldeias do xisto

Artur Jorge - 21/02/2018 - 10:19

Prova tem início no concelho de Oleiros a 25 de março e integra o projeto Cyclin’Portugal. No ano passado coroou como vencedor o espanhol Vicente de Mateos.

Partilhar:

Prova é destinada ao pelotão profissional

O projeto Cyclin’Portugal, das Aldeias do Xisto, que se traduz na promoção do ciclismo e do turismo em bicicleta na zona centro do país, mantém a aposta numa clássica de estrada. A Clássica Aldeias de Xisto, ganha em 2017 por Vicente Garcia de Mateos, vai realizar-se a 25 de março, com partida na aldeia de Álvaro, no concelho de Oleiros.

Tal como no ano passado, esta prova decidirá os vencedores do Troféu Liberty Seguros. Esta clássica, como foi anunciado no dia 7 de fevereiro, na celebração do protocolo Cyclin’Portugal, vai atravessar várias Aldeias do Xisto. Terá um percurso de 145 km, com saída às 12 horas de Álvaro e chegada prevista para as 15h50 na Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital. A meta coincide com uma contagem de 3.ª categoria. Vai passar por Oleiros e por aldeias como Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão e Vila Cova de Alva.

O dia 25 de março será igualmente marcado por um evento de ciclismo para todos. O Passeio de Primavera é direcionado a praticantes amadores e terá 45 km, entre a Ponte das Três Entradas (9h30) e Aldeia das Dez. Uma prova destinada “a celebrar o renascimento da natureza”, numa região muito fustigada pelos incêndios.

O calendário nacional de provas do Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto conta também no dia 25 do próximo mês com uma etapa da Taça de Portugal de downhill, no âmbito da modalidade de BTT. “Um aperitivo”, como é classificado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, para o Campeonato da Europa de Downhill, que se realiza entre 6 e 8 de abril no LouzanPark.

Paulo Fernandes, presidente da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, frisou na circunstância que este projeto está na senda das principais tendências de transformação do mundo, porque “entende, como poucos, a relação entre o rural e o urbano”. Este responsável (presidente da Câmara do Fundão) destacou o contributo do Cyclin’Portugal para a redução das assimetrias regionais e o reforço da coesão territorial.

As Aldeias do Xisto apresentam características privilegiadas para a utilização da bicicleta em diversas valências, da estrada ao todo-o-terreno. A marca “tem sido pioneira”, foi uma vez mais realçado, na criação de infraestruturas associadas à bicicleta, como os Centros de BTT e a Rede de Bikotels (certificação de serviços), entre outros.

Da rede das Aldeias do Xisto fazem parte 27 localidades entre as quais dez da área territorial do distrito de Castelo Branco: Martim Branco, Sarzedas (Castelo Branco), Água Formosa (Vila de Rei), Figueira (Proença-a-Nova), Álvaro, Mosteiro (Oleiros), Pedrógão Pequeno (Sertã), Barroca, Janeiro de Cima (Fundão) e Sobral de São Miguel (Covilhã).

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Ciclismo!... É o desporto mais bonito e verdadeiro, pode precisar de foto-finich, mas não precisa de VAR.