Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Clássica Aldeias do Xisto corre-se no domingo a partir da Barroca

Reconquista - 10/03/2017 - 17:00

A Clássica Aldeias do Xisto, com 140 km, corre-se domingo, dia 12. É a primeira ação no âmbito do projeto Cyclin’ Portugal e a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

Partilhar:

Prova inicia-se no concelho do Fundão

As aldeias de Barroca, no concelho do Fundão, e de Cerveira, no concelho da Lousã, constituem pontos de partida e chegada de uma das mais importantes provas do calendário nacional de ciclismo. A Clássica Aldeias do Xisto, com 140 km, corre-se domingo, dia 12. É a primeira ação no âmbito do projeto Cyclin’ Portugal e a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

Esta é uma corrida internacional de classe 1.2. O pelotão será composto por seis equipas continentais e pelas sete de clube portuguesas, “às quais se juntarão formações internacionais provenientes de países como Espanha, Noruega e Bolívia”, como adianta a organização.

A totalidade do percurso será efetuado em permanente sobe e desce, fazendo desta prova uma clássica para trepadores. E por falar em trepadores, haverá um desafio para todos os amantes do ciclismo, que se poderão juntar assim aos profissionais: a subida do Muro da Cerdeira. É uma subida com elevado grau de dificuldade que, embora tenha apenas 1,5 km, a sua média de inclinação de 11% e os vários setores de subida onde a inclinação atinge os 20%, fazem deste muro um verdadeiro desafio para todos.

Esta competição será também um roteiro vivo pela beleza das Aldeias de Xisto. A prova passará por várias localidades com esta marca, como Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal, Candal e Cerdeira.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, refere a propósito da prova que “o novo ciclismo é uma atividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. Esta Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projeto global em que a FPC irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar o território como destino Cyclin’ Portugal”.

COMENTÁRIOS