Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: O futuro pedala até Alcains

Artur Jorge - 01/07/2017 - 13:00

A 25.ª edição da Volta a Portugal do Futuro termina domingo, dia 2, na vila alcainense. Meta junto aos campos de ténis.

Partilhar:

Pelotão das esperanças decide Volta a Portugal do Futuro em Alcains

A Quinta da Pedreira, junto aos campos de ténis, em Alcains, será palco do final da 25.ª Volta a Portugal do Futuro, no próximo domingo, 2 de julho. Como o nosso jornal avançou na edição passada, a Podium Events confia ao concelho albicastrense, com quem se relaciona há muitos anos, fruto da prova rainha, o principal momento da competição para os não profissionais. Prova que se realiza desde 1993 e que, curiosamente, teve como primeiro vencedor Joaquim Gomes, atual diretor das duas Voltas.

Esta é uma competição exclusiva para corredores do escalão sub-23 e estará na estrada entre 29 de junho e 2 de julho. As 12 equipas em prova vão ter pela frente quatro etapas e um total cronometrado de 595,8 quilómetros. Começa quinta-feira em Oliveira de Azeméis e segue a rota do maciço central. Oliveira do Hospital, Arganil, São Pedro do Sul, Tondela e Sabugal são pontos significativos desta edição, mas tudo ficará decidido na chegada a Alcains, após a última etapa de 148,2 km, com início no Sabugal.

A relação que a Câmara de Castelo Branco tem com a empresa organizadora da Volta a Portugal viabilizou este desiderato. O entusiasmo que o ciclismo gera na população e a oportunidade de estrear Alcains numa chegada de uma prova de considerável importância, foram determinantes para o desenlace.

“O fim da Volta a Portugal do Futuro em Alcains, volta a colocar o concelho de Castelo Branco como uma das referências do ciclismo no nosso país, aguçando desde já o apetite para o próximo 6 de agosto, dia da chegada a Castelo Branco da 6.ª etapa da 79.ª Volta a Portugal”, referiu Jorge Pio, vereador da autarquia albicastrense.

Já Joaquim Gomes, diretor da corrida, acredita que a classificação estará em aberto até ao último dia: “A participação exclusiva de equipas com corredores que aspiram chegar à Elite do ciclismo pode proporcionar autênticas reviravoltas classificativas até à meta, em Alcains. Acredito que estejam reunidas as condições para um excelente espetáculo desportivo, assim o empenho e a irreverência do jovem pelotão o permita”.

EQUIPAS. No início da semana tinham confirmado a presença na Volta a Portugal do Futuro 12 formações. Seis portuguesas (Miranda/Mortágua, Liberty/Carglass, Moreira Congelados, Sicasal, Jorbi/José Maria Nicolau, Maia), quatro espanholas (Lizart, Cafés Baque, Fundacion Euskadi, Aldro), uma francesa (Delko Marselle) e uma luxemburguesa (seleção sub-23).

NO CONCELHO

Périplo antes de atacar a meta

Na 4.ª e última etapa, os ciclistas vão sair do Sabugal às 11H35 para percorrerem 148,2 km. Vão passar por Terreiro das Bruxas (Meta Volante ao km 8), Vale Senhora da Póvoa, Meimoa, Penamacor, Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Medelim, Alcafozes, Idanha-a-Nova (Prémio Montanha de 3.ª ao km 69,4), Oledo (Meta Volante ao Km 76,9), Alto da Lousa, Lardosa, Barragem de Santa Águeda, Póvoa de Rio de Moinhos, Tinalhas (Meta Volante ao km 108), Freixial do Campo, Salgueiro do Campo, Castelo Branco, Escalos de Baixo, Escalos de Cima e Alcains. Chegada prevista para as 15H27, no melhor horário.

COMENTÁRIOS