Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Proença-a-Nova e Penamacor na boa roda do ciclismo

Artur Jorge - 14/06/2017 - 17:09

Um dos mais carismáticos prémios de ciclismo tem etapas no distrito. Feriado de quinta-feira começa em Proença e na sexta-feira em Penamacor.

Partilhar:

Prémio Abimota é uma das provas com mais longevidade no ciclismo nacional

Uma das mais carismáticas provas de ciclismo que se realizam no nosso país, o Grande Prémio Abimota, que conta 38 edições, realiza-se entre esta quinta-feira, feriado de 15 de junho e o domingo, dia 18. Começa em Proença-a-Nova e termina em Águeda, após a realização de quatro etapas.

A vila de Proença-a-Nova abre as hostilidades ciclísticas. Partida simbólica às 12H55, na Rua Júlio Grilo, junto ao Parque Urbano Comendador João Martins, e partida real junto à rotunda de São Bartolomeu. Seguem-se 147,5 quilómetros, até à chegada em Belmonte, junto ao castelo, numa subida de 3.ª categoria. Ainda no concelho proencense há uma meta volante em Sobreira Formosa (13H11).

Proença-a-Nova acolhe o Prémio Abimota há três anos consecutivos, facto realçado na apresentação do evento pelo autarca João Lobo: “É uma aposta que mantemos pela espetacularidade associada a este desporto”, referiu o presidente da Câmara de Proença-a-Nova no Centro de Artes de Águeda.

A necessidade de promover o ciclismo não apenas como desporto, mas também como uma alternativa ao uso quotidiano, foi referido por Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. A este propósito, Proença-a-Nova está a concluir o seu Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade, que privilegia precisamente o uso das bicicletas como meio de transporte.

Se o primeiro dia de corrida (ver caixa em anexo) vai levar o pelotão de 15 equipas, três das quais espanholas, até terras de Pedro Álvares Cabral, na sexta-feira, dia 16, cumpre-se a 2.ª etapa entre Penamacor e o Sabugal, numa distância de 144,5 km. A partida simbólica é dada às 12H25 no Largo Coronel Barreto, junto aos Paços do Concelho.  

Passagem em Aldeia de João Pires (12H45), Aldeia do Bispo (12H48), regresso a Penamacor (13H05), Meimoa (13H23) e Vale Senhora da Póvoa (13H30). Depois uma meta volante em Casteleiro e um prémio de montanha em Sortelha. A chegada ao Sabugal (Largo 25 de abril) está prevista para as 16H00.

Sábado, dia 17, cumpre-se a 3.ª etapa entre Almeida e Manteigas, com 171,2 km. No domingo, derradeiro dia de Abimota, entre Gouveia e Águeda. Com 176,4 km.

 

 

Uma meta bolinhas em Castelo Branco

Os amantes do ciclismo na capital de distrito podem ver as bicicletas do Grande Prémio Abimota esta quinta-feira, feriado de 15 de junho. Os ciclistas, provenientes de Proença-a-Nova, onde começa a 1.ª etapa, vão ter uma “meta bolinhas” (um ponto quente) em Castelo Branco, mais concretamente na Avenida do Dia de Portugal, entre as Violetas e a rotunda da Mina. Passagem prevista para as 14H10.

A etapa vem de Proença-a-Nova por Sobreira Formosa, Catraia Cimeira, Sarzedas, Vilares de Cima e Taberna Seca. E segue, depois de Castelo Branco, pela EN 18: cruzamento de Alcains (14H24), Alpedrinha (14H56), meta de montanha no Alto da Gardunha (15H03). Meta volante em Caria (15H56) e chegada a Belmonte (16H30).

 

COMENTÁRIOS