Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cidade ganha nova avenida como prenda de aniversário

- 22/03/2018 - 8:39

Nos 247 anos de cidade, Luís Correia anunciou novos investimentos e falou de um Castelo Branco verde e amigo do ambiente. Desafiou ainda todos a participar na construção do concelho.

Partilhar:

Castelo Branco vai ter uma ligação nova à sua Zona Industrial. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, durante as comemorações do Dia da Cidade, assinalado na passada terça-feira. A nova avenida vai dar continuidade à Avenida do Empresário, e representa um investimento de 800 mil euros. O autarca anunciou ainda o prolongamento da Avenida Egas Moniz, num investimento de 600 mil euros, e a concretização da segunda fase das obras de beneficiação do Bairro do Valongo, onde será aplicado mais de um milhão de euros.

Nos 247 anos de elevação de Castelo Branco a cidade, Luís Correia falou das linhas prioritárias que tem vindo a implementar para o concelho, como sejam "o incentivo à economia, às empresas e entidades promotoras de criação de emprego (deu o exemplo do investimento 650 mil euros na compra do edifício localizado na Av. 1º de Maio, onde desde há poucos meses está instalado o Centro de Contacto da Segurança Social); turismo (através do Turismo Cultural, de Natureza e de Experienciação); o reforço e aumento de medidas para Adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente em meio urbano; e a afirmação de Castelo Branco na Rede de Cidades Inteligentes, onde se procura de forma crescente a racionalização do uso dos recursos naturais – sejam os combustíveis fosseis, a água ou o consumo de oxigénio -, a monitorização e diminuição dos desperdícios, ou a implementação de medidas e sistemas que tornem os consumos humanos mais amigos do ambiente ou, pelo menos, menos destruidores dos recursos naturais".

Luís Correia considera que está "em construção uma cidade verde e amiga do ambiente. É nesta área que se inscrevem investimentos como a criação das Hortas Urbanas na Quinta do Chinco, que são já um exemplo de uma nova dinâmica inter-geracional e inter-social, tal como será a criação do Parque Urbano do Montalvão (...), e as obras de renovação e adaptação da Quinta do Moinho Velho a Centro de Oportunidades Sociais, que representam um investimento de 2,6 milhões de euros".

O autarca falava numa sessão em que viu certificados, pela Adere Certifica, dois produtos importantes para o concelho: a Viola Beiroa (foram entregues as certificações a um produtor de Castelo Branco e a quatro da zona de Braga) e o Bordado de Castelo Branco (onde várias bordadeiras receberam os certificados para a produção de colchas, painéis e fragmentos, tendo também sido inaugurados dois painéis da autoria de Cristina Rodrigues, os quais estão colocados no salão nobre da autarquia). Na mesma cerimónia foram efetuadas três homenagens (ver página 5) e assinado um acordo de cooperação com a Direção Geral da Administração da Justiça para a conservação do interior das instalações do tribunal.

 

CONVITE Luís Correia disse estar "mais motivado do que nunca" e "determinado a defender os interesses de Castelo Branco e dos albicastrenses, com total desapego por quaisquer motivações que não sejam o bem-estar dos munícipes e o reforço da nossa comunidade, que renovou e legitimou a minha liderança nas Eleições Autárquicas".

O autarca diz assumir a sua "responsabilidade com sentido de missão", e assegura que "todos são bem-vindos a colaborar na nossa Estratégia de Desenvolvimento por Castelo Branco. Todos são bem-vindos ao combate, e todos podem contar com um verdadeiro combate. Com Castelo Branco, por Castelo Branco. (...) Mais do que desafiarmos, convidamos todos os cidadãos, todas as forças políticas, todos os movimentos, todas as entidades, a juntarem-se a nós nesta estratégia tão ousada como apaixonante de construirmos um futuro melhor para os albicastrenses e para o interior. O Convite que faço é honesto. Na verdade, é honesto, mas condicionado. Todos são bem-vindos na colaboração com o Executivo que me orgulho de liderar, sempre e quando se trate de uma participação verdadeira, coerente, política e, sobretudo , intelectualmente honesta".

As comemorações do Dia da Cidade encerraram com um espetáculo, no Cine Teatro Avenida, com a atuação do músico Júlio Pereira, sendo que a primeira parte do concerto teve a participação da Orquestra da Viola Beiroa.

COMENTÁRIOS