Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cinegética: Ambientalistas exigem fim da caça à rola-brava

Reconquista - 23/08/2016 - 14:46

A organização considera que a "irresponsabilidade e insensibilidade" demonstrada pelos sucessivos governos pode contribuir para a extinção em Portugal.

Partilhar:

A população de rola-brava desceu 73 por cento em 20 anos, alegam os ambientalistas. Foto DR

A Coligação C6, que é formada por organizações ambientalistas, está contra a caça à rola-brava, que abre este mês.

A organização “considera que a irresponsabilidade e insensibilidade demonstrada nesta matéria pelos sucessivos governos pode contribuir para a extinção da rola-brava em Portugal a muito curto prazo”, realçando que todos os anos “têm alertado publicamente os responsáveis políticos pelo problema premente do risco de extinção”.

A rola-brava é uma espécie migratória “que está a desaparecer a um ritmo galopante em Portugal e na Europa”. No velho continente a sua população desceu 73 por cento nos últimos 20 anos, alegam os ambientalistas.

Esta situação levou a União Internacional de Conservação da Natureza a incluí-la numa lista de espécies com o estatuto de vulnerável.

A C6 apela diretamente ao ministro da Agricultura e ao ministro do Ambiente para que “proíbam, com carácter de urgência, a caça à rola-brava, de modo a prevenir a extinção desta magnífica espécie”.

A coligação é constituída pela Quercus, Geota- Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, Fapas - Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens, Liga para a Proteção da Natureza, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a representação portuguesa da WWF, o Fundo Mundial da Natureza.

COMENTÁRIOS

Nuno Ramos
à muito tempo atrás
Em compensação a rola-mansa também como conhecida rola turca está em alta expansão, ainda á pouco tempo contei 32 rolas num fio, sem contar com algumas que estavam a voar ou estavam mais distantes.
Aqui onde vivo, são uma praga e comem o milho das galinhas, o que acabam por dar muito prejuízo.

E a Quercus mesmo assim quer que as rolas bravas venham para Portugal?
Vem para passar fome?

Antigamente também não existiam esquilos, saca rabos nem grifo real aqui na região, e actualmente também já existe... quem é que os introduziram em grande escala?

A Quercus acha-se grande defensora e talvez um pouco como fosse um Deus da natureza, mas o que é certo é que os rios estão cada vez mais poluídos e se não forem os populares a lutarem, a quercus nada faz.
A quercus é boa é acusarar quem corta um sobreiro ou algo semelhante... mas quem provoca os incêndio já é considerado maluco e sai impune.

Infelizmente á coisas que não compreendo e ultrapassam-me o meu raciocínio lógico, e tento encontrar algo lógico para justificar o porquê da quercus ignorar a verdadeira ameaça do ambiente e massacrar "pequenas" atitudes que por vezes até são pelo próprio desconhecimento.