Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Diocese: Conselho presbiteral reuniu em Portalegre

- 14/06/2017 - 9:21

Em 6 de junho, reuniu, no Seminário do Imaculado Coração de Maria, em Portalegre, o Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Partilhar:

Em 6 de junho, reuniu, no Seminário do Imaculado Coração de Maria, em Portalegre, o Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. 

Dentre os vários pontos da agenda, o Conselho procurou dar resposta às perguntas do Documento Preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre “Os Jovens, a Fé e o discernimento Vocacional”, que terá lugar em 2018, no Vaticano.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações procurará mobilizar, na medida do possível, os jovens para que colaborem nas respostas a dar para o Sínodo, mas as estruturas diocesanas também não podem deixar de participar, dando o seu contributo. 

A Comunicação na Diocese ocupou também o Conselho que, em tom de partilha, foi avaliando o desempenho da mesma, dando também algumas pistas de ação para que possa ser melhorada e se torne cada vez mais geradora da comunhão diocesana através da informação prestada e da formação que possa fomentar. 

Mais uma vez, o Capítulo VIII da Exortação Apostólica Amoris Laetitia forneceu o conteúdo para um alargado debate sobre a implementação pastoral do “acolher”, “discernir” e “integrar” os cristãos que, embora não estejam em conformidade com a doutrina da Igreja sobre o matrimónio, sofrem por tal situação e desejam fazer um caminho de integração e discernimento em Igreja.

É uma pastoral delicada, necessária e urgente, e que deve ser feita de harmonia com o apontado pelo Papa Francisco no documento em causa.

 No tempo seguinte e já curto, avaliou-se ainda a XXXIV Peregrinação Diocesana a Fátima, no último Domingo de maio; deram-se alguns contributos para o programa do próximo ano pastoral, dentro do plano dos três anos já definidos; reafirmou-se a próxima Assembleia Diocesana em 30 de setembro, na Vila de Alter do Chão; marcaram-se as datas das reuniões do Conselho Presbiteral para o próximo ano pastoral; abordaram-se questões relacionadas com o Instituto Diocesano do Clero e foram apresentadas as contas da Diocese.

COMENTÁRIOS