Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Concurso: Crianças explicam pela ciência as práticas dos avós

Lídia Barata - 29/03/2018 - 8:00

Nesta terceira edição do concurso Os Nossos Avós Eram Cientistas, as crianças continuam a investigar o sentido inovador das práticas mais tradicionais.

 

Partilhar:

Concurso vai para a terceira edição

Os jardins de infância e as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de todo o país voltam a ser desafiadas para participar na terceira edição do concurso Os Nossos Avós Eram Cientistas. E à semelhança dos anos anteriores, os pequenos investigadores serão os protagonistas de um estudo de uma tradição, explicando-a depois de forma científica e criando uma história ligada à tradição escolhida.

Esta iniciativa, que promove o gosto pela ciência, é promovida pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que tem apoios da Agência Nacional para a Cultura Científica - Ciência Viva; Analógica: Material Didático; Jornal Reconquista; Correio da Manhã; Porto Editora; e Science Track. Os alunos vencedores serão premiados com livros, jogos e entradas em Museus da Ciência.

O júri para análise dos trabalhos é constituído pelo investigador António Piedade, coordenador do Projeto Ciência na Imprensa Regional, de Coimbra; a professora do Ensino Básico Cristina Silveira e Carvalho, prestadora de serviços de apoio à educação e revisora de textos e consultora editorial, de Lisboa; o professor João Pedro Cesariny Calafate, coordenador do projeto Ciência com Todos, do Porto; e a professora do Ensino Superior Leonor Saraiva, formadora de professores do Ensino Básico e investigadora na área da Didática das Ciências, de Setúbal.

O júri avaliará "a profundidade e a adequação da pesquisa realizada ao nível etário das crianças; a correção científica da explicação; a criatividade da história; e o domínio da língua portuguesa".

Os trabalhos a concurso foram todos entregues até dia 23 de março, seguindo-se a fase do conhecimento dos trabalhos premiados e sua divulgação, até dia 23 de abril. A cerimónia de entrega dos prémios é a 19 de maio. Os resultados do concurso são divulgados no sítio do Centro de Ciência, Tradição e Cultura e pelas entidades que apoiam o concurso. Os vencedores terão ainda os seus trabalhos divulgados no mesmo sítio do Centro de Ciência, Tradição e Cultura e no Jornal Reconquista.

COMENTÁRIOS