Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Concurso: Os nossos avós eram cientistas está de volta

Lídia Barata - 09/02/2017 - 8:00

O concurso nacional "Os nossos avós eram cientistas" está de volta com a sua segunda edição. Dirigido a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta competição visa incentivar o gosto pela ciência e pela escrita, tendo também, por isso, uma forte componente pedagógica.

Partilhar:

Concurso promove a investigação e a escrita criativa nos mais novos

O concurso nacional "Os nossos avós eram cientistas" está de volta com a sua segunda edição. Dirigido a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta competição visa incentivar o gosto pela ciência e pela escrita, tendo também, por isso, uma forte componente pedagógica. Os alunos são desafiados a descobrir técnicas usadas pelos seus avós e bisavós que, apesar de parecerem rotineiras, tinham implícitas técnicas científicas, sendo essa a descoberta que têm de fazer e, posteriormente, relatar no trabalho a apresentar. Os trabalhos escritos, entre 10 e 15 páginas, apresentam uma tradição portuguesa, explicada em termos científicos, acompanhada de uma história criativa sobre essa mesma tradição.

Organizado pelo Centro Ciência, Tradição & Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica – Ciência Viva, da Science Track – Jogos, brinquedos e Kits, da Porto Editora, da Embaixada da Indonésia e do Jornal Reconquista, o concurso "Os nossos avós eram cientistas" conta com um júri composto por professores e investigadores de ciências e por professores de língua portuguesa. Os trabalhos serão apreciados pela profundidade da pesquisa realizada, pela correção científica da explicação, pela criatividade da história e pelo domínio da língua portuguesa.

Neste momento estão a decorrer as candidaturas das escolas do 1.º Ciclo, podendo participar por escola ou por turma/grupo. A segunda fase refere-se ao envio dos trabalhos, o que tem de ser feito até dia 14 de abril, em formato digital (pdf, jpg), exclusivamente por correio eletrónico (centro.ctec@gmail.com). A última fase refere-se à divulgação dos trabalhos premiados, sendo os mesmos conhecidos até dia 14 de maio e os prémios entregues a 27 de maio. Os resultados do concurso são divulgados no sítio do Centro Ciência, Tradição & Cultura e pelas restantes entidades organizadoras. Os prémios para os vencedores são livros/coleções, visitas a um Centro Ciência Viva, jogos/brinquedos/kits relacionados com a ciência e com a cultura portuguesa. Os vencedores terão os seus trabalhos divulgados no sítio do Centro Ciência, Tradição & Cultura e pelos restantes parceiros.

 

COMENTÁRIOS