Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Conferência: O papel (fundamental) do árbitro assistente

Reconquista - 14/04/2016 - 8:30

"Somos nós os principais responsáveis pelo nosso sucesso". Esta foi uma das mensagens fortes que o árbitro assistente internacional, Bertino Miranda passou na conferência promovida pelo Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrenses (NAFA).

Partilhar:

Bertino Miranda com Vitor Carmona do Conselho de Arbitragem

"Somos nós os principais responsáveis pelo nosso sucesso". Esta foi uma das mensagens fortes que o árbitro assistente internacional, Bertino Miranda, passou à larga assistência (cerca de quatro dezenas de pessoas) que no final da última semana assistiu à conferência promovida no Fundão pelo Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrenses (NAFA).

Aquele que é um dos mais conceituados árbitros assistentes a nível internacional, com uma final da Liga dos Campeões e uma final do Campeonato da Europa, na equipa de Pedro Proença, também com participações nos Campeonatos do Mundo da África do Sul'2010 e Brasil'2014, partilhou a sua vasta experiência com agentes do futebol beirão, desde árbitros a observadores e dirigentes, passando por treinadores e jornalistas.

Segundo Bertino Miranda o ponto de partida para o caminho do sucesso assenta naquela premissa. Alertou para a "necessidade de efetuar boas escolhas" ao longo de todo o percurso e em vários domínios, pois as mesmas - defendeu - "são essenciais para a definição de uma equipa de arbitragem com um ambiente saudável", capaz de promover uma cultura de excelência e de "fortalecer a personalidade de cada um dos seus elementos".

"O árbitro assistente como elemento fundamental do trabalho de uma equipa de arbitragem" foi a temática proposta e desenvolvida por Bertino Miranda. No final, Vitor Carmona, dirigente do Conselho de Arbitragem, reconheceu valor à iniciativa, sobretudo pela importância de que se reveste na formação dos árbitros, enquanto Tiago Gonçalves, dirigente do NAFA, aproveitou a oportunidade para lançar um repto: "esperemos que o Conselho de Arbitragem valorize a participação dos árbitros nestas formações", nomeadamente na hora das nomeações.

A próxima palestra ainda não tem data, mas irá decorrer em Castelo Branco, tendo como conferencista o árbitro internacional Carlos Xistra.

 

COMENTÁRIOS