Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Confraria faz capítulo em maio

- 28/04/2016 - 9:10

 O primeiro capítulo da Confraria do Cabrito Estonado decorre no próximo dia 7 de maio. Na cerimónia serão entronizados os confrades fundadores.

Partilhar:

 A Confraria do Cabrito Estonado realiza, no próximo dia 7 de maio, em Oleiros, o seu primeiro capítulo. A iniciativa decorre a partir das 9H45, com a receção das confrarias e convidados, e terminará perto das 16H00.

O programa a que tivemos acesso inclui a entronização dos confrades fundadores, uma cerimónia antecedida de um concerto do Orfeão de Castelo Branco. Como não poderia deixar de ser o almoço terá o cabrito estonado como prato principal.

A Confraria do Cabrito Estonado tem como madrinha a Confraria do Cabrito e da Serra do caramulo, e pretende ser uma associação de promoção e valorização daquele prato exclusivo do concelho de Oleiros.

Do programa destaca-se ainda uma eucaristia na Igreja Matriz de Oleiros e desfile das confrarias presentes e dos convidados até à capela do Espírito santo. O almoço decorrerá no restaurante Callum e as inscrições encontram-se abertas até ao dia 4 de maio.

A promoção do cabrito estonado tem sido uma aposta da autarquia. O presidente da Câmara de Oleiros considera que o ceoncelho pode tornar-se num centro gastronómico de excelência. "Podemos ser um ponto de referência no cabrito estonado. É um prato diferente de todos os outros e acredito que podemos transformar Oleiros nesta área", disse.

O presidente do município lembra que "a produção local de cabritos já não é suficiente, pelo que a caprinicultura é uma área em que se pode apostar. As pessoas interessadas terão o nosso apoio, de forma a terem mais rendimento. Esta será mais uma forma de se criar emprego e de se desenvolver a região".

Fernando Jorge recordou que "nos últimos fins-de-semana os restaurantes esgotaram os cabritos estonados que tinham. Esta situação leva-nos a pensar que temos que ponderar muito bem iniciativas deste género (Festival Gastronómico) para que possam ter mais sucesso e responder na totalidade à procura".

COMENTÁRIOS