Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Coolworking: EuroLusitanos ganham 1.º BootCamp

Lídia Barata - 11/01/2018 - 8:00

Criar um "Andar Cultural", ou seja um espaço de partilha de estudo e atividades para jovens levou de vencida o primeiro BootCamp.

Partilhar:

A equipa vencedora desta primeira edição

Samuel Cavaco, Mariana Caetano, Isabel Roque e Maria Morais são alunos do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e, juntos deram corpo, durante 36 horas seguidas, à equipa EuroLusitanos, que venceu a primeira edição do BootCamp, desenvolvido no âmbito do Coolworking, um projeto inovador de empreendedorismo infantil e juvenil, desenvolvido pelo CEi - Centro de Empresas Inovadoras, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. O principal objetivo deste projeto é promover ações com diversas dinâmicas que desenvolvam o espirito empreendedor em mais de 350 alunos de 4º ano, 2º ciclo e secundário das escolas do concelho. No fim de semana esteve em destaque esta atividade dirigida ao Secundário. Em cerca de 20 minutos, as inscrições disponíveis esgotaram e acabaram por participar 52 alunos das escolas secundárias de Castelo Branco (dos 15 aos 18 anos).

Na sessão de abertura, dia 6, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, desafiou-os a "superarem-se nesta iniciativa", lembrando que o sucesso destes jovens "será o sucesso de Castelo Branco", já que estes "serão os empreendedores do futuro". E o que é ser empreendedor? Foi essa a experiência que tiveram durante estas 36 horas em que, para além de uma noite longa repleta de atividades lúdicas, tiveram de identificar um problema da cidade, criar uma ideia de negócio para o solucionar e defendê-la. E o resultado, segundo a organização, não podia ser melhor, pois todos superaram as expetativas e apresentaram ideias muito válidas e dignas de projetos.

Além do Andar Cultural, o projeto vencedor, outros passaram pelo palco, como a criação de uma Rota dos Ofícios na zona histórica de Castelo Branco, ou de um chá de medronho, a dinamização dos espaços verdes, tornar a comunicação da cidade funcional, desenvolver equipamentos de ginásio que gerem energia quando usados, ou criar um circuito de bicicletas elétricas na cidade são alguns desses exemplos de negócio inovador e empreendedor. As equipas foram acumulando pontos no seu passaporte das atividades, mas os projetos finais foram avaliados pelo júri, composto por Luís Farinha, especialista em empreendedorismo, Dário Falcão, do CEi, e Vera Marques, o rosto do Coolworking nas escolas. O projeto já despertou a curiosidade de outros municípios, que têm manifestado a Castelo Branco vontade de o replicar.

Ainda em termos de resultados, o segundo lugar foi para o projeto da equipa Mentes Errantes, de Bernardo Marques, Inês Calmeiro, António Martins e Luís Andrade, e o terceiro para a equipa Pijama Llama, de Maria Lopes, Cláudia Lopes, Mariana Santos, Constança Gonçalves e Mariana Barata.

Na sessão de encerramento, os pais marcaram presença, deixando testemunhos de entusiasmo e admiração pela qualidade dos projetos apresentados pelos jovens. "A participação foi muito interessante e podem ser aproveitadas algumas ideias destes jovens, que foram surpreendentes e mostraram que podem vir a ser grandes empresários", refere uma mãe, com outros presentes a considerar que "a região precisa de jovens empreendedores, de futuro e de sucesso e o que foi aqui posto à prova mostra que também Castelo Branco terá no futuro empreendedores muito interessantes".

COMENTÁRIOS