Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em Tempos de Crises: Crise da adolescência?

Mário Freire - 07/09/2017 - 8:30

Fala-se da “crise da adolescência” como sendo um período do desenvolvimento humano que se caracteriza por uma certa instabilidade psicológica, associada a modificações da fisiologia e morfologia do corpo.
Philippe Jeammet, psicanalista, psiquiatra e especialista mundialmente conhecido na área da adolescência, refere-se a ela como “um fenómeno fisiológico que corresponde à puberdade, isto é, a um momento em que o corpo se transforma, em que a criança se torna um adulto. Trata-se de um processo físico mas, também, de procura de identidade, algumas vezes em oposição ao modelo dos pais” (“Grandir en crise”, 2015, Ed. Bayard). O adolescente tenta, mediante as resistências que provoca, encontrar o seu próprio modo de ser, estabelecer a sua própria autonomia.
Vive-se hoje um tempo em que as emoções e os gostos dos adolescentes são tomados em conta; eles têm a possibilidade de os exprimir e isso contribuiu para que se transformassem as relações entre pais e adolescentes. Por isso, a chamada “crise da adolescência”, se implica uma transformação, ela já não é descrita, no dizer do sociólogo Michel Fize, como “ o discurso pessimista e fatalista herdado da psicanálise, um estado de espírito que consiste em pensar e dizer que a normalidade está do lado da crise e que todos os adolescentes passarão por uma mudança difícil”. Pelo contrário, o que hoje se pensa é que 10 a 15% dos adolescentes estejam em real sofrimento mas que a grande maioria passe bem. 
Claro que o adolescente necessita de aceitação e de diálogo mas, também, de encontrar oposições, quando os seus desejos vão além do razoável. Isso pode ajudá-lo nas suas lutas internas e a melhor determinar-se no que é e no que pretende ser. Ser pai e mãe de adolescente é aceitar não controlar tudo, mantendo, no entanto, uma firmeza serena para com os excessos. É, também, assumir o seu “dever de esperança”, como diz Philippe Jeammet. Este papel não é fácil, nesta hora de incertezas quanto ao futuro e em que o desejo de felicidade está tão presente!
freiremr98@gmail.com

COMENTÁRIOS