Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

CT&C do IPCB: Projeto integra Rede de Clubes Unesco

Lídia Barata - 07/06/2018 - 8:00

O trabalho do Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB foi reconhecido pela Unesco, que o integrou numa rede de clubes com a sua chancela.

 

Partilhar:

Despertar nos mais jovens o interesse pelas artes ancestrais é um dos objetivos

Em resultado do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura (CT&C) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Comissão Nacional da Unesco (CNU) considerou que o mesmo se enquadra nos princípios e na filosofia dos clubes Unesco, grupos que acreditam e apoiam a organização na sua missão, promovendo os seus ideais e os seus programas, integrando-o assim na Rede de Clubes Unesco.

As coordenadoras do CT&C do IPCB, Helena Tomás, Margarida Afonso e Paula Peres congratulam-se com esta integração na Rede de Clubes da Unesco, realçando que “este passo é o reconhecimento, merecido, de todo o trabalho desenvolvido pelo Centro. Foi com muita satisfação que recebemos a notícia”.

Agora, sob a chancela da Unesco, no terreno, as responsáveis pelo CT&C garantem que vão continuar “a trabalhar afincadamente na valorização e na preservação da nossa cultura e das nossas tradições, com o objetivo de as novas gerações não perderem a memória coletiva. No entanto, o reconhecimento deste trabalho terá agora maior visibilidade e esse reconhecimento será também mais abrangente pelos diversos setores da sociedade”. Com esta integração “podemos desenvolver os mesmos projetos e, também, avançar com outros de uma forma mais alargada e robusta, envolvendo, por exemplo, outros clubes Unesco. Estamos a pensar já em alguns projetos partilhados e até já temos um plano de trabalho para os próximos anos que já foi apresentado à CNU”.

Em suma, “esta passagem do CT&C a Clube Unesco vai potenciar a nossa filosofia, levando este know-how mais longe e a mais gente, como às comunidades escolares, às comunidades de artesãos, às comunidades de idosos, às empresas, aos animadores culturais, ou às entidades ligadas ao património natural e cultural”

Explique-se que a CNU desenvolve atividades no âmbito das quatro áreas de mandato da Unesco – Educação, Ciência, Cultura e Comunicação – e nas áreas temáticas da organização, “difundindo e dinamizando em Portugal as políticas e os programas aprovados no seio da Unesco, em colaboração com outras entidades e grupos ativos na sociedade, nacionais e internacionais”. Uma das suas linhas de atuação passa, precisamente, pelo desenvolvimento e consolidação da Rede portuguesa de Centros e Clubes Unesco, “que se constitui como um parceiro essencial da CNU, na sua missão de transmissão e promoção dos ideais da Unesco junto da sociedade civil, a nível local, nacional e internacional”.

Por sua vez, o CT&C do IPCB tem como finalidade “contribuir para a salvaguarda da memória coletiva através da preservação da cultura e das tradições portuguesas: pesquisando aspetos relacionados com as tradições e a cultura, recorrendo a uma grande diversidade de fontes, envolvendo artesãos, idosos, especialistas em áreas culturais específicas, instituições, empresas; construindo materiais e recursos didáticos, tais como livros, brochuras, fichas de atividades, filmes, fotografias; e divulgando os materiais, recursos e conhecimentos em novos contextos para maior difusão e valorização das tradições, da cultura (através de cursos de formação, organização de eventos, participação em congressos, workshops, organização de concursos, gestão de um site)”.

Exemplo desta atividade é a Feira ciência, Tradição e Cultura, que, entre outros aspetos, coloca os mais novos em contacto com os artesãos, dando-lhes a oportunidade de experimentar as artes de outros tempos, muitas delas em risco de extinção. Mas também o concurso nacional Os Nossos Avós Eram Cientistas, do qual o Reconquista também é parceiro, que acaba de cumprir a sua terceira edição, envolvendo um largo número de jovens e escolas do 1.º ciclo e, pela primeira vez este ano, jardins de infância de todo o país, semeando desde cedo o gosto pela ciência, sem descurar os costumes, usos e tradições, estimulando, ao mesmo tempo, o gosto pela escrita.

COMENTÁRIOS