Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cultura: Bordado de Castelo Branco nos altares de Manchester

José Júlio Cruz - 15/03/2017 - 17:07

A partir de setembro os altares da catedral de Manchester vão mostrar diversas peças de arte em Bordado de Castelo Branco. O principal responsável daquele templo britânico veio ver o trabalho.

Partilhar:

Rogers Govender retribuiu com imagens da sua catedral. FOTO José Júlio Cruz/Reconquista

Diversas obras de arte inspiradas no Bordado de Castelo Branco vão estar patentes na catedral da cidade inglesa de Manchester a partir de setembro, decorando os seus altares. O trabalho está a ser efetuado pela arquiteta e artista plástica portuense Cristina Rodrigues e envolve um conjunto de bordadeiras albicastrenses especialistas nesta arte ancestral.

A ideia que preside a este trabalho é cobrir os quatro altares daquela catedral com uma coleção única em Bordado de Castelo Branco, respeitando a sua forma de fazer e as temáticas centrais que o caraterizam e representando as quatro estações do ano, como explicou Cristina Rodrigues em conferência de imprensa realizada no passado dia 9 no Salão Nobre do município albicastrense. Nessa ocasião, ela própria contou que se trata "do maior trabalho da minha vida, para o qual foram produzidos 158 desenhos para finalmente se chegar ao pretendido".

A autora esclarece também que os bordados ficarão em permanência na catedral de Manchester, um dos locais mais visitados por turistas naquela cidade e detentora de outras obras de arte de grande valor. Por esse motivo, não é de excluir que os mesmos possam noutras ocasiões serem mostrados em outras paragens, quer em Inglaterra quer noutros países, "para que o público perceba toda a envolvência deste projeto", esclareceu a autora.

A maior das peças produzidas no âmbito deste projeto com o Bordado de Castelo Branco tem uma dimensão de 3,60 metros por 1,10 metros, revelou a mesma responsável naquela ocasião.

Luís Correia, presidente do município albicastrense, destacou mais "este passo que damos na valorização do nosso bordado. Ter uma obra de arte deste tipo exposta na catedral de Manchester significa para o autarca "transportar o património e o trabalho feito também pelas bordadeiras albicastrenses que o estão a realizar para um novo patamar, mais uma utilização inovadora, depois daquela que foi e está a ser a moda".

"Esta ligação às artes é precisamente a persecução daquilo que pretendemos, é algo de valioso e que valoriza a nossa cultura", sublinhou Luís Correia.

 

REALEZA Cristina Rodrigues lembrou em Castelo Branco no passado dia 9 que a inspiração para este trabalho lhe chegou quando recentemente viu notícias de arquivo sobre a visita que, em 1957, foi efetuada pela Rainha Isabel II a Portugal, altura em que a monarca britânica recebeu uma colcha em Bordado de Castelo Branco. "Foi isso que me deu o mote", confirmou, acrescentando que "sendo eu do Porto, reconheço que o Bordado de Castelo Branco é a técnica mais extraordinária que se tem mantido neste país".

Essa ligação à realeza manter-se-á viva, pois como sublinhou o deão ("Dean", cargo do principal responsável por aquela catedral, imediatamente inferior a bispo) Rogers Govender nesta conferência de imprensa, "prevê-se a presença de um membro da família real britânica na inauguração que pretendemos fazer desta obra de arte, em setembro próximo".

Para este responsável daquela diocese anglicana desde 2005, cuja catedral em estilo gótico tem mais de 600 anos, "esta nossa ligação a Cristina Rodrigues não é nova, existe desde 2014 e temos estado encantados com o seu trabalho". Encanto que é agora renovado, como fez questão de frisar, "depois de visitarmos esta bonita cidade de Castelo Branco e de apreciarmos o famoso bordado e o trabalho das bordadeiras que é verdadeiramente fabuloso". "É um trabalho sem preço", validou Rogers Govender que, ironizando com a situação do "Brexit" que se vive atualmente naquelas paragens, garante que "estas ligações com as pessoas da Europa e do Mundo são essenciais e muito preciosas para a nossa cultura e, nesse sentido, a nossa catedral procura mantê-las vivas através da arte".

Em setembro, na mesma altura em que o Bordado de Castelo Branco for exposto nos quatro altares do principal templo de Manchester, será ali pela primeira vez também tocado o novo órgão da catedral, atualmente em fase de instalação.

A área metropolitana da cidade de Manchester, em cujo centro se encontra a famosa catedral, alberga atualmente mais de 3,6 milhões de habitantes.

COMENTÁRIOS