Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Diocese: Sacerdotes cumprem as bodas de ouro

Reconquista - 13/04/2017 - 9:49

Em 1967 foram ordenados Agostinho Gonçalves Dias, Florentino Vicente Beirão, Isidro Rodrigues Pedro, João Luís Coelho Alves Portela, João Pires Coelho, José da Graça e Miguel Farinha. 

Partilhar:

O bispo de Portalegre e Castelo Branco participa na homenagem na Sé de Castelo Branco. Foto Reconquista

P. Agostinho Dias

Nascido em Juncal do Campo, a 22 de março de 1944, entre outros trabalhos fez parte da equipa sacerdotal de Castelo Branco por duas vezes distintas, da equipa do Colégio Diocesano de Portalegre, foi pároco de Marvão, Santo António das Areias, Beirão e Carreiras, de Ponte de Sor, de S. José Operário de Castelo Branco, e Benquerenças e atualmente é pároco de Freixial do Campo, Juncal do Campo e Salgueiro do Campo e diretor deste semanário. Foi ainda diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas.

P. João Pires Coelho

Natural de Cabeça das Mós (Sardoal) onde nasceu a 5 de fevereiro de 1944.
Entre outros serviços foi pároco de Gáfete, Tolosa, Monte da Pedra, Alter do Chão e arredores, trabalhou em vários cargos nos serviços diocesanos nomeadamente diretor do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e do Distrito de Portalegre, responsável pelo Lar Sacerdotal do Seminário de Portalegre, pároco de Esperança e Mosteiros, de Alegrete e Ribeira de Nisa. Atualmente é pároco de Vila de Rei e Fundada.

Cónego José da Graça

Natural do Arneiro freguesia dos Montes (Nisa) onde nasceu a 1 de janeiro de 1943. Entre outros serviços foi pároco de S. Margarida da Coutada e Tramagal, capelão do Hospital de Abrantes, responsável pelo Projeto Homem e pároco da cidade de Abrantes (S. João e S. Pedro) onde atualmente se encontra.

P. Miguel  Farinha

Natural de Troviscal (Sertã), onde nasceu a 23 de maio de 1942.
Entre outros serviços foi capelão militar em Moçambique, professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Sertã, coadjutor e pároco da Sertã, pároco de Pedrógão Pequeno, Cabeçudos e Carvalhal.
Atingido pela doença atualmente está em sua casa no Troviscal, com uma familiar que o acompanha.

P. Isidro Pedro

Nasceu em Aboboreira (Mação) a 8 de outubro de 1938, foi pároco de Perais, tendo ficando vários anos sem exercer a sua missão sacerdotal. Atualmente está ao serviço da diocese de Beja, onde é pároco São Brisos e Trigaches.

 

- O P. Florentino Vicente Beirão, nosso colaborador, trabalhou como coadjutor de Ponte de Sor, esteve integrado na equipa sacerdotal de Castelo Branco e nos anos 70 pediu dispensa do exercício do sacerdócio.

- O P. João Luís Portela ainda foi coadjutor em Idanha-a-Nova, esteve na equipa de Ponte de Sor, mas pouco depois foi estudar para Lisboa, e pediu dispensa das ordens sacras.

- Também neste dia 13 de abril são homenageados os seguintes padres que fazem este ano 60 anos de sacerdócio: P. António Marques Neto (pároco de Estreito, Álvaro, Sarnadas de S. Simão e Vilar Barroco), P. António Martins Cardoso (a colaborar no arciprestado da Sertã), e cónego Vitor Vaz (ex – pároco de Monsanto).

COMENTÁRIOS