Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escola: um tribo global

- 07/04/2017 - 21:09

O livro "Escola: Uma Tribo Global", da autoria do investigador albicastrense João Ruivo foi apresentado, no passado sábado, no maior evento dedicado à educação que se realiza em Portugal, a Futurália, em Lisboa.

Partilhar:

Eduardo Marçal Grilo presidiu à apresentação do livro de João Ruivo

O livro "Escola: Uma Tribo Global", da autoria do investigador albicastrense João Ruivo foi apresentado, no passado sábado, no maior evento dedicado à educação que se realiza em Portugal, a Futurália, em Lisboa. A cerimónia foi presidida por Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e presidente daquele evento, e contou ainda com as intervenções do professor catedrático da Universidad da Extremadura, Florentino Blásquez (que apresentou a obra), e do diretor do Ensino Magazine, João Carrega.

O livro tem a edição da RVJ-Editores e apresenta um conjunto de artigos onde o autor fala da escola, da classe docente e do mundo educativo. Uma obra que merece ser lida e discutida, que abraça o pensamento de um dos principais investigadores na área da educação, e que ao longo da sua carreira académica desempenhou entre outros, os cargos de vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco e de diretor da Escola Superior de Gestão do IPCB, além de ser diretor fundador do Ensino Magazine.

Perante um auditório repleto, foi destacado o papel do professor na escola e perante a sociedade, e também os desafios que a classe docente ainda enfrenta. Eduardo Marçal Grilo lembra que "os professores têm a ideia de que não são muito reconhecidos pela sociedade, mas curiosamente a sociedade reconhece-os como elementos fundamentais".

O ex-ministro da Educação disse mesmo que, numa escala de valores de apreciação por parte dos portugueses, os "professores estão no segundo ou no terceiro lugar. É das profissões que é mais considerada. Nós conhecemos o trabalho dos professores e os portugueses podem estar seguros, de que os docentes que nós temos nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, são pessoas de alta qualidade".

No entender de Eduardo Marçal Grilo, "os professores estão confrontados com problemas novos. E estes não se resolvem com soluções antigas, mas sim com soluções novas. É preciso refletir sobre isso e este livro é um bom elemento para que isso seja feito".

O livro pode ser adquirido na RVj Editores, mas também através da loja virtual do Ensino Magazine (www.ensino.eu), e nas plataformas da Wook e Bertrand.

COMENTÁRIOS