Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Estudo: Castelo Branco cai no ranking dos municípios

José Furtado - 06/05/2019 - 14:00

Castelo Branco caiu cinco lugares na lista regional do Portugal City Brand Ranking. Proença-a-Nova é o que mais sobe.

Partilhar:

Município albicastrense perde terreno no estudo que avalia economia e qualidade de vida, entre outros fatores. Foto arquivo Reconquista

Castelo Branco caiu cinco lugares na lista regional do Portugal City Brand Ranking, o estudo dos municípios portugueses organizado pela Bloom Consulting.

O concelho está agora no lugar 13 da lista regional e 56 da lista nacional.

Segundo os autores do estudo Castelo Branco foi a capital de distrito do centro do país que mais desceu, o que na opinião da consultora “teve impacto na tabela da Região Centro, mas o município beirão consegue assegurar uma posição no Top 15”.

Entre os 10 primeiros da região surge apenas um concelho do distrito: a Covilhã, em oitavo lugar regional, 43 nacional e uma subida de duas posições em relação ao ano passado.

A lista regional é dominada por Coimbra e no lugar 100, o último da lista, está Vila Velha de Ródão.

Depois da Covilhã e Castelo Branco surgem o Fundão (21.º centro/87.º nacional), Idanha-a-Nova (31/113), Sertã (45/149), Proença-a-Nova (62/194), Vila de Rei (63/195), Belmonte (65/197), Oleiros (70/210), Penamacor (92/276) e Vila Velha de Ródão (100/304).

As subidas foram protagonizadas por Proença-a-Nova (13 pontos), Penamacor (quatro pontos), Oleiros e Idanha-a-Nova (dois pontos cada).

As descidas são da Sertã (11 pontos), Belmonte (nove), Castelo Branco (cinco) e Vila de Rei (um).

Fundão e Vila Velha de Ródão mantiveram-se inalterados.

O Portugal City Brand Ranking é publicado pelo sexto ano e a análise é feita com base em cinco dimensões: atração de investimento, atração de turistas, atração de talento, aumento da proeminência e aumento das exportações.

Os resultados são depois distribuídos por uma lista com todos os concelhos mas é também feita uma análise sobre a posição de cada um nas áreas negócios, visitar e viver.

No caso do distrito, o concelho de Castelo Branco surge na frente na categoria de negócios mas perde para a Covilhã na categoria viver e fica atrás da Covilhã e Fundão na de visitar.

Consulte aqui os resultados do estudo

COMENTÁRIOS

João Cardoso
à muito tempo atrás
Com a falta de investimento latente na cidade onde só alguns lugares da cidade merecem atenção pela câmara estavam a espera de quê?
jmarques
à muito tempo atrás
Desde que transformaram a zona industrial numa zona comercial, o centro da cidade transformou-se num deserto.