Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Eu participo: Viaduto do parque Urbano ganhou vida

Reconquista - 17/08/2017 - 8:00

Já está concluída a intervenção artística no viaduto junto à Escola Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, que liga o parque Urbano comendador João Martins ao Jardim de Santa Margarida.

Partilhar:

Os autores junto a uma das suas obras

Já está concluída a intervenção artística no viaduto junto à Escola Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, que liga o parque Urbano comendador João Martins ao Jardim de Santa Margarida. O espaço ganhou nova vida, com uma nova imagem, da autoria dos artistas Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, intervenção inserida na iniciativa “Eu participo”, do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, desenvolvida em parceria com o município. O mural que ali nasceu reflete os elementos naturais e patrimoniais mais emblemáticos do concelho, como as estevas em flor ou o olival, mas também as montanhas, os eucaliptos, os sobreiros e os pinheiros, sem esquecer a modernidade, com as ventoinhas de energia eólica. Do lado oposto, está representada uma parede de xisto e a ponte do Malhadal, conjugadas com os pinheiros e as vinhas.

Recorde-se que os artistas combinaram as suas técnicas individuais, onde o princípio básico é a natureza. “Esta é uma técnica mista embora cada um de nós tenha uma técnica individual. Este painel reflete uma forma de combinarmos os dois as nossas técnicas”, explica Cavalheiro Cardoso. A composição da pintura resulta da observação cuidadosa da região, onde “o fundamental é observar” e depois construir “o figurino diferente do que inserido numa paisagem”, revelando a beleza das coisas que habitualmente passa despercebida à maioria das pessoas, explica Sílvia Mathys. Esta é mais uma forma de os artistas divulgarem o seu trabalho e ao mesmo tempo promover o concelho.

Com objetivo de impulsionar a participação ativa da população em prol da comunidade, em maio deste ano e também no âmbito da mesma iniciativa, o Jardim de Santa Margarida, em Proença-a-Nova, recebeu a intervenção de 25 crianças que pintaram de branco as paredes grafitadas e desenharam flores de vários tamanhos e cores. A ação “Eu participo” está aberta à população em geral que queira participar com ideias de forma a contribuir para o desenvolvimento local, basta para isso contactar o Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G através do e-mail clds@cm-proencanova.pt.

 

COMENTÁRIOS