Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Faria de Vasconcelos: Manhã dedicada às famílias

José Furtado - 06/04/2017 - 11:20

A Faria de Vasconcelos abriu as portas num sábado para mostrar o que faz e cativar pais e alunos.

Partilhar:

Pais e filhos realizaram diversas atividades na escola

Ao sábado de manhã não é suposto haver aulas mas na escola Faria de Vasconcelos parece um dia quase normal. Quase porque as aulas são de porta aberta, sem gente sentada, num constante entra e sai e com os pais a participarem. O Dia do Conhecimento em Família abriu esta escola a alunos do 1.º ciclo e crianças do jardim-de-infância que tiveram assim a oportunidade de conhecerem a escola onde um dia podem andar.

“No fundo o grande objetivo é mostrar aquilo que é a dinâmica desta escola. A Faria de Vasconcelos tem muitos projetos, muitas iniciativas e um corpo docente e funcionários muito empenhados”, diz António Carvalho. O diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, do qual faz parte a Faria de Vasconcelos, refere que esta “tem boas condições sob o ponto de vista dos equipamentos e de facto queremos que as pessoas confiem nesta escola”. O modelo de abertura de portas feito com a Faria de Vasconcelos é seguido nas outras escolas do agrupamento, que para além da escola que lhe dá nome tem ainda a Cidade de Castelo Branco.

Ao longo da manhã decorreram experiências de Ciências da Natureza e de Física e Química, demonstrações de robótica; atividades de Português, jogos de Matemática, ginástica, karting, música e até impressão de t´shirts em serigrafia e confeção de crepes. No laboratório do professor António Matias é a química que reina, co experiências simples mas bastante vistosas para quem por lá passou. O objetivo “é cativar a atenção dos futuros alunos”, diz enquanto mostra como se fazem vulcões de espuma ou bolhas flamejantes.

OBRAS No Agrupamento Nuno Álvares avizinham-se mudanças na escola sede, a mais antiga e que vai ser requalificada.

“Ainda não temos uma data definida para o início das obras mas a planificação está feita e em breve o projeto será dado a conhecer a toda a comunidade”, explica António Carvalho. O antigo liceu vai manter-se a funcionar durante as obras “o que vai exigir um esforço de todos”. O projeto a pôr em prática será bastante mais económico que o apresentado há alguns anos pela Parque Escolar. Entretanto estão em curso alterações nos serviços administrativos, já que a secretaria do agrupamento funciona no antigo liceu. António Carvalho refere que durante as obras a secretaria da escola sede será transferida para outra escola do agrupamento mas promete que o serviço continuará a ser prestado sem problemas.

 

 

 

COMENTÁRIOS