Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Filarmónicas: Tinalhas representou Diocese em Fátima

Lídia Barata - 21/09/2017 - 15:07

A Filarmónica de Tinalhas integrou um lote de mais de 1600 músicos que participaram na peregrinação jubilar, no âmbito do centenário das aparições.

Partilhar:

O Santuário acolheu a primeira peregrinação das filarmónicas

Mais de 1600 músicos, provenientes de 35 bandas de todo o país, representaram sábado, dia 16 de setembro, as suas dioceses, na peregrinação Jubilar das Bandas Filarmónicas ao Santuário de Fátima, ainda no âmbito da celebração do centenário das Aparições.

Neste elenco integrou-se a Sociedade Filarmónica de Tinalhas, uma das três que representou a Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

"Foi com muito orgulho que a Sociedade Filarmónica de Tinalhas aceitou o desafio e participou em tão bonito e importante evento, representando assim a Diocese, mas também a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Tinalhas", afirma Mário Apolinário, presidente da assembleia geral desta formação quase bicentenária. Por esta participação, agradece "ao Santuário de Fátima, ao Arciprestado de Castelo Branco e Paróquia de Tinalhas por tão honroso convite. À Câmara Municipal de Castelo Branco pelo apoio prestado, ao maestro Nuno Pinheiro, ao professor Rui de Sousa, aos executantes convidados, assim como todos os executantes participantes na Filarmónica. Também uma palavra de agradecimento às muitas amigas e amigos que acompanharam a banda, em excursão e carros particulares, e ao jornal Reconquista, sempre disponível para divulgar as nossas atividades".

Recorde-se que as celebrações do 100.º aniversário das aparições de Fátima começaram em 2010 e culminam em 2017, "um ano jubilar em que muitos cristãos, individual e comunitariamente, desejam peregrinar ao Santuário para fazer, sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, um caminho de fé ao encontro do amor de Deus, para agradecer ao Senhor pelas suas maravilhas, para confiar a Nossa Senhora as preces de cada um e da humanidade inteira", segundo avançou o Santuário. Neste sentido, "o Santuário convidou para uma primeira peregrinação própria todas as bandas filarmónicas do país", tendo para tal, sido "escolhidos cânticos que todos foram convidados a preparar para que as celebrações fossem bem participadas, louvando o Senhor 'com a tuba e a trombeta'".

Joaquim Ganhão, coordenador desta peregrinação, destaca a grande tradição destas formações, "entre a cultura musical e a fé, sobretudo presentes nas manifestações da religiosidade popular, onde Nossa Senhora tem uma grande presença", defendendo assim que este "é um património das comunidades a preservar e deve servir também à missão da Igreja".

Durante a manhã as bandas entraram individualmente no recinto e, junto à Capelinha das Aparições, saudaram Nossa Senhora. Ao meio dia houve uma saudação conjunta, com os temas “Bendizemos o teu nome”; “Sobre os braços da Azinheira” e o refrão do “Hino do Centenário”. De tarde, a eucaristia foi antecedida por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima para o altar do recinto, acompanhada por uma banda filarmónica constituída a partir de todas as bandas presentes na peregrinação, entoando a música "A 13 de maio". Após a celebração, teve lugar a procissão do regresso, onde as bandas interpretaram algumas peças musicais, destacando-se a marcha "Fátima", encomendada pelo Santuário para este evento, da autoria do capitão Amílcar Morais.

COMENTÁRIOS