Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fundão: Impulsionador da Escola da Ponte dá formação e palestra

Lídia Barata - 16/03/2017 - 8:00

José Pacheco, o impulsionador do modelo educacional seguido na Escola da Ponte e atualmente a viver no Brasil, estará no Fundão, para orientar uma formação e uma palestra para todos "os que querem ser agentes ativos na implementação de uma educação viva, na construção de uma nova organização social", na região.

Partilhar:

José Pacheco tem inspirado vários modelos educativos inclusivos

O professor José Pacheco, o impulsionador do modelo educacional seguido na Escola da Ponte (Porto) e atualmente a viver no Brasil, estará no Fundão, a 21 de março, para orientar uma formação e uma palestra para todos "os que querem ser agentes ativos na implementação de uma educação viva, na construção de uma nova organização social", na região. A ação inicia às 14H00, na Escola do Souto da Casa, havendo às 18H00 a formação de educadores, no auditório do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, e às 21H15 a palestra, "Aprender em Comunidade", na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, aberta ao público, em geral. O evento é organizado pelo Núcleo da Rede de Educação Viva da Cova da Beira, Escola Básica do 1º Ciclo do Souto da Casa (Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto) e Ecohabitare, como os apoios da Câmara Municipal do Fundão, Junta de Freguesia do Souto da Casa e Aldeia dos Girassóis.

"A aprendizagem não depende do edifício, das salas de aula, do quadro ou giz. Não precisa sequer de aulas do modelo tradicional. A escola é feita de pessoas e é nessas pessoas que todo o sistema de educação se deve basear". Foi este o conceito educacional, que mais parece uma utopia, que José Pacheco ajudou a aplicar, pela primeira vez, na Escola da Ponte, em 1976, um projeto que se tornou numa referência a nível mundial e que inspirou o projeto Âncora, na região de Cotia, Grande São Paulo, apoiado também pelo especialista em leitura e escrita. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco é autor de vários livros e artigos sobre educação. Vive atualmente no Brasil, onde colabora ativamente no projeto Âncora, continuando a coordenar o projeto da Escola da Ponte e a inspirar inúmeras escolas e projetos educativos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

 

COMENTÁRIOS