Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: AF Castelo Branco inaugurou o cartão branco

Artur Jorge - 29/06/2017 - 8:30

Atitude da equipa clínica, liderada por Frederico Esteves, justificou a primeira atribuição de um cartão que premeia a boa conduta e o fair-play.

Partilhar:

Castelo Branco marcou pontos no fair-play com atitude da sua equipa clínica

A seleção distrital de sub-14, que termina esta quinta-feira a sua participação no emblemático Torneio Lopes da Silva, a primeira montra nacional do futebol juvenil, fica desde o último domingo associada à história da competição.

O encontro que disputou com a congénere de Viana do Castelo (2-2, com golos beirões do fundanense Bernardo Baltazar), relativo à 2.ª jornada, ficou marcado pela primeira aparição do cartão branco, medida recentemente lançada pela FPF e que se estreou nesta competição interassociações.

Foi atribuído pelo árbitro Miguel Serpa à representação beirã, na sequência de “um ato de puro desportivismo e fair play”, como foi destacado no site da FPF, em que foi protagonista a equipa de assistência médica de Castelo Branco, liderada pelo enfermeiro Frederico Esteves, profissional que há largos anos faz o Lopes da Silva.

No seguimento de um choque violento, o guardião de Viana do Castelo ficou no relvado a necessitar de assistência urgente, algo que aconteceu com muita prontidão por parte do clínico da AFCB. “Foi a prontidão da equipa médica de Castelo Branco a socorrer o jogador adversário que me levou a tomar esta decisão. São atitudes como esta que são dignas da mostragem do cartão branco. Devem ser premiadas para que continuem a ser praticadas”, explicou o árbitro de Beja ao canal federativo.

Para além do banco da equipa de Castelo Branco, também o público nas bancadas viu o cartão branco. Segundo Miguel Serpa, as pessoas mostraram grande preocupação com o estado de saúde do atleta e “revelaram grande apoio no momento em que foi transportado para a ambulância”.

O cartão branco é uma ferramenta que “servirá para reconhecer e premiar os comportamentos corretos no terreno de jogo”, explica a FPF, aplicando-se a jogadores, técnicos e também adeptos. A nova medida passará a ser utilizada em todos os torneios interassociações organizados pela Federação.

Em 2018/2019, a FPF espera “alargar a sua utilização a todas as competições nacionais de formação”, acreditando ser possível melhorar o futebol desde a base, “incutindo condutas exemplares que contagiem todos os agentes desportivos”.

PRESTAÇÃO. O combinado distrital dirigido pelo selecionador João Paulo Matos começou com uma goleada (7-0 e póquer do covilhanense Sandro Pais) sobre a Horta a participação no Torneio Lopes da Silva. Seguiu-se o empate (2-2) com Viana do Castelo e uma derrota (0-4) com Aveiro.

Quando procedíamos ao encerramento desta edição, Castelo Branco estava a jogar com a forte equipa de Lisboa. Esta quinta-feira encerra a participação frente a Bragança (11H00) em Elvas, cidade que é base do evento.

COMENTÁRIOS