Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: Lateral Jelly é uma das revelações do campeonato distrital

Artur Jorge - 02/12/2016 - 9:33

Há um sénior de primeiro ano do Clube Desportivo de Alcains que está a superar com distinção o forte impacto que, reconhecidamente, representa a transição do futebol juvenil para a categoria principal.

Partilhar:

Joel Duarte é Jelly, um lateral direito que aspira jogar a breve trecho no CPP

Há um sénior de primeiro ano do Clube Desportivo de Alcains que está a superar com distinção o forte impacto que, reconhecidamente, representa a transição do futebol juvenil para a categoria principal.

Joel Santos, de 19 anos, é uma das revelações do campeonato distrital da AF Castelo Branco. Jelly é o nome de guerra e quem o vê a fazer “piscinas” no corredor direito logo se apercebe que há ali vocação de lateral. Seguimos o seu crescimento desde que há três épocas reforçou a equipa júnior do Desportivo de Castelo Branco, no campeonato nacional da 2.ª divisão.

Este jovem covilhanense, com cinco campeonatos nacionais em seis épocas de futebol de formação, entre Sporting da Covilhã e Desportivo, é aposta de João Laia no atual líder da Liga Bricomarché. E está a confirmar os predicados que lhe vimos alimentar com a camisola alvinegra.

“Está a ser muito positivo este primeiro ano de futebol sénior. Sinto pressão porque estou numa equipa que luta pelo título. Aqui não se pode falhar e o à vontade que tinha enquanto júnior, ainda não existe. Preciso de me soltar. Creio que faz parte do processo de crescimento de um jogador”, diz Jelly após um triunfo convincente do CDA sobre o Proença-a-Nova (4-0).

É testemunha do ‘choque’ que representa sair de júnior e integrar uma equipa sénior. Acha que o facto de ter jogado quase sempre nos campeonatos nacionais constitui uma alavanca preciosa para minimizar os efeitos. “Nos distritais há poucos momentos com intensidade. E um jovem que quer fazer carreira no futebol tem que ser colocado perante uma exigência máxima. Neste aspeto, acho que ganhei muito com o percurso que fiz”.

Jelly quer ser profissional. E jogar já na próxima época no Campeonato de Portugal (CPP) com a camisola do Alcains. “Seria excelente ser campeão no primeiro ano de sénior. E subir ao CPP, um patamar onde quero chegar rapidamente”, confessa ao nosso jornal.

Acredita nesta equipa do CDA. “Estamos em 1.º lugar e esse é o melhor reflexo do trabalho que está a ser realizado. Não vai ser fácil manter esta posição, mas jogando como o estamos a fazer, os objetivos ficam mais próximos. A finalização? É verdade que estamos a falhar golos, mas também é sinal de que a equipa tem facilidade em criar situação de concretização”, argumenta.

Para além de Jelly, também o central Tavares é sénior de primeiro ano e está a jogar com regularidade no eixo da defesa. O treinador João Laia sublinha que “são jovens com potencial, que já vinha acompanhando nos escalões jovens”.

 

COMENTÁRIOS