Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: Menino de 19 anos é o rei dos marcadores

Artur Jorge - 26/04/2018 - 15:35

Kikas, com 17 golos, dominou no conjunto dos jogadores das equipas no distrito em campeonatos nacionais. Acaba a época com 21 em provas oficiais.

Partilhar:

Kikas dificilmente poderia almejar um melhor registo no seu primeiro ano de sénior

João Diogo “Kikas”, de malas feitas para o futebol profissional – rubricou um vínculo de três anos com o Belenenses – é o goleador do distrito de Castelo Branco, no universo das equipas dos campeonatos nacionais, Sporting da Covilhã incluído. O jovem de 19 anos, que cumpriu a sua primeira época como sénior, apontou 17 golos no campeonato (CPP). À conta pessoal acresce mais quatro na Taça de Portugal.

Kikas está entre os melhores marcadores do futebol português. Em jogos do campeonato apenas é superado por Jonas (Benfica), 33 golos; Bas Dost (Sporting), 26; Paul Ayongo (Amarante), 20; Marega (FC Porto), 20; João Rodrigues (Caldas), 18; Ricardo Gomes (Nacional), 18; Carlos Vinícius (Real), 18. É o oitavo da lista.

Ao nível do CPP, o atacante albicastrense que passou pelos juvenis e juniores do Vitória de Guimarães, fecha a época no pódio. É o terceiro das contas. Os seus 17 golos só são superados pelos 20 do ganês Paul Ayongo (Amarante), que em 2018/2019 vai representar o Paços de Ferreira e pelos 18 de João Rodrigues “Tarzan” (Caldas), que aos 23 anos vai ter também a merecida oportunidade no futebol profissional: assinou pelo Leixões.

Kikas teve a nível individual uma época em cheio. Dificilmente poderia esperar que as coisas lhe tivessem corrido melhor neste regresso à sua cidade natal. E alguém estará a coçar a orelha!

No compacto das nossas equipas, o camisola 98 do BC Branco dominou por larga diferença a lista dos marcadores. O que mais se aproximou, ainda assim a seis golos, foi o cabo-verdiano do Sertanense, Ká Semedo. O avançado está de saída da Sertã, onde realizou duas temporadas. Antes tinha estado dois anos na equipa B do V. Guimarães. Com 11 golos surgem Sunday e o maestro do Águias do Moradal Ruben Nogueira. Apontaram 11 tentos. Bom desempenho destes dois jogadores. Sunday é um nigeriano de 21 anos que chegou à Sertã proveniente do Farense. Possante. Quanto a Ruben Nogueira, já o dissemos numa anterior edição: sem a arrelia das lesões é uma mais-valia para qualquer equipa deste escalão.

Ivan Fidalgo, o herói de Mortágua, apontou dez golos no Oleiros, menos dois que na época passada com a camisola do Mafra. Em 2014/2015, na sua melhor época de sénior, fez 17 golos pelo Sertanense. Diego, também do Oleiros, marcou 9. Já Jackson fez 8 golos no CPP, mais 4 na Taça de Portugal. Oito golos também para o albicastrense Gazela.

O nigeriano Sodiq Fatai é, até este momento (faltam três rondas para a conclusão da II Liga), o melhor marcador do Sporting da Covilhã, com 6 golos. Está na serra emprestado pelo Paços de Ferreira.

O “top ten” é encerrado pelo brasileiro do Sertanense Robson Silva, com 6 golos. Os albicastrenses Youssou Sow, Dani Matos e Bruno Simões anotaram 5 golos.

TOP TEN DOS GOLOS

Kikas (BC Branco)…….17

Ká (Sertanense)……….12

Sunday (Sertanense)….11

R. Nogueira (Moradal)...11

Ivan Fidalgo (Oleiros)….10

Diego (Oleiros)…………9

Gazela (BC Branco)…….8

Jackson (Oleiros)………8

Fatai (Sp. Covilhã)………6

Robson (Sertanense)….6

COMENTÁRIOS