Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: Quando ganhar não é o mais relevante…

Artur Jorge - 06/10/2017 - 15:57

Desportivo realiza torneio em homenagem a Joaquim Morão há sete anos. A essência do futebol esteve presente na zona de lazer.

Partilhar:

A essência do futebol nas classes base da formação

Duzentos e cinquenta crianças, distribuídas pelos escalões base de formação, desde os petizes aos infantis, deram corpo à sétima edição do torneio Joaquim Morão, com que o Desportivo de Castelo Branco homenageia anualmente o antigo presidente da Câmara de Castelo Branco. Sem convite aos outros clubes da cidade que gravitam nesta área, mas com um leque alargado de emblemas distritais representados, o Desportivo “montou” uma jornada de inusitado entusiasmo futebolístico, sobretudo durante a manhã, em que estiveram em “palco” os mais pequenos: golos, passes, diversão. A essência do que é a modalidade nestas faixas etárias.

Luís Caiola, presidente do Desportivo, explicou o motivo pelo qual o clube a que preside não esquece o Comendador que dá nome ao torneio: “Estes campos, esta zona de lazer, foram projetados e construídos por Joaquim Morão nos anos em que esteve à frente da Câmara de Castrelo Branco. E existem para que os jovens deste concelho desfrutem de uma boa prática desportiva. Foi isso que se assistiu aqui”, referiu aquele responsável no decurso da cerimónia da entrega de prémios

O presidente do emblema alvinegro deixou na circunstância uma mensagem direta a crianças e pais: “Ganhar é bom mas não é o principal a este nível. Há valores que se sobrepõem, como a amizade e alegria de participar. Mas também o sentido de responsabilidade, de saber ouvir e respeitar”, sublinhou. As avaliações escolares são, invariavelmente, solicitadas aos seus atletas no final de cada período, porque “a escola está em primeiro lugar”.

O patrono do torneio - evento que se segue a outros dois em que o Desportivo prestou reconhecimento a figuras do clube, como José Bernardino (a título póstumo) e Mário Vale - destacou “a grandiosidade” do momento. Joaquim Morão frisou que fez a sua obrigação durante 16 anos à frente da autarquia albicastrense: “as obras justificam-se quando são utilizadas, Estes campos recebem aqui muitos jovens”. Joaquim Morão deixou ainda um reconhecimento ao Desportivo: “é uma grande coletividade com um trabalho belíssimo na área da formação”.

Já Luís Correia, presidente reeleito da Câmara de Castelo Branco, elogiou a visão do seu antecessor na conceção da zona de lazer. E revelou satisfação pela vitalidade do Desportivo: “Cada vez tem mais meninos e, por inerência, chama as famílias, que se envolvem neste ambiente”.

O 7.º Torneio Comendador Joaquim Morão contou com a participação de equipas do Desportivo, Alcains, Ac. Fundão, Sporting da Covilhã, Sertanense, Idanha-a-Nova, Atalaia do Campo, Proença-a-Nova, Estação e Vila Velha de Ródão. Contemplou os escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis. Este foi o único que teve classificação, com a vitória a ficar em casa.

COMENTÁRIOS