Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ge(r)minação: Jovens de Castelo Branco vão aos Açores

José Furtado - 03/12/2016 - 9:53

 VÍDEO  As freguesias irmãs de Castelo Branco falaram por videoconferência e preparam uma visita com os mais novos como protagonistas.

Partilhar:

A viagem foi anunciada durante a videoconferência. Foto José Furtado

Uma turma da Escola Afonso de Paiva vai voar em maio para os Açores para contactar cara a cara com as crianças que residem na Castelo Branco açoriana. A surpresa foi revelada pela Freguesia de Castelo Branco durante a videoconferência que pôs em contacto os jovens que residem nas freguesias irmãs da Beira Baixa e dos Açores. O encontro feito de câmaras e ecrãs foi preparado nas salas de aula, com as turmas a recolherem e trabalharem informação sobre o património natural. Para a Carlota e o José Diogo, ambos com nove anos, foi toda uma nova experiência. “Eu acho que nunca falei com pessoas do Faial”, disse o jovem ao Reconquista no final da sessão que decorreu no auditório do Inetese. A conversa com os Açores foi preparada ao pormenor.

“Falamos com a nossa professora sobre o discurso que íamos fazer e depois escrevemos no computador”, o mesmo que permitiu encurtar a distância.

Jorge Neves, o presidente da Freguesia de Castelo Branco, diz que mais do que uma geminação a relação com os Açores “é uma germinação”.

“Desde o início que dissemos que queríamos fazer uma geminação de segunda geração, que não se limitasse aos órgãos políticos ou administrativos”, recorda o presidente da freguesia. Daí lançaram o repto às escolas para estudarem o património e trocarem essas informações através da videoconferência. Os alunos das escolas das freguesias irmãs vão continuar a trabalhar e em maio os albicastrenses do continente voam para o arquipélago e no regresso esperam trazer os amigos ilhéus para conhecerem a sua terra.

Carla Rodrigues, professora do 1.º ciclo da Escola Afonso de Paiva, guardou segredo da viagem, que era ansiada pelos seus alunos. “Foi um dos desejos que fizeram”, conta. A oportunidade de trabalhar temas relacionados com o ambiente encaixou no trabalho que já é feito no quarto ano.

“Foi muito interessante e uma novidade para eles, também para terem conhecimento de todas as entidades que estão por detrás deste acontecimento. Eles estavam muito empenhados em trabalhar tudo o que tinha a ver com a nossa localidade”, relata a professora.

Luís Correia, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, considera que o encontro marcado para maio “será um momento muito importante para Castelo Branco da Beira Baixa e dos Açores” e promete que desta vez vai aos Açores, esperando receber na sua cidade a Câmara Municipal da Horta, a que a freguesia de Castelo Branco pertence.

 

 

COMENTÁRIOS