Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Granja Park: A maior filhó do país tem 1,68 metros

Lídia Barata - 24/01/2019 - 8:00

Como forma de celebrar o seu primeiro aniversário, a Associação Granja Park propôs-se fazer uma filhó gigante e consegui.

 

Partilhar:

Até a frigideira foi especialmente concebida para o efeito

Acabou por apresentar um metro e 68 centímetros de diâmetro, superando a marca de 1,65 metros definida inicialmente pela Associação Granja Park que domingo, dia 20 de janeiro, na comemoração do seu primeiro aniversário, conseguiu confecionar aquela que será, sem dúvida, a maior filhó do país. Usando a sua arte de serralharia, Eduardo Rodrigues fez a frigideira e a base metálica onde se estendeu e transportou a massa, para dentro e fora do óleo quente. Já a padaria do Montalvão tratou previamente da massa.

Tender, fritar e transportar ficou a cargo dos colaboradores da Associação Granja Park.

No parque de estacionamento da AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa foi instalado todo o equipamento, mantendo a segurança necessária dos muitos que acorreram à chamada para assistir a este feito, pois não deixavam de estar ali 150 litros de óleo a ferver.

Esta iniciativa, segundo o presidente da coletividade aniversariante, teve por objetivo “promover e divulgar um produto típico da região, conhecido, apreciado e que está presente na mesa de todos os portugueses no Natal, sendo também símbolo da união de muitas famílias, que se juntam para fazer as tradicionais filhós, passando-se a receita de geração em geração. É portanto um momento de união e partilha. É o que também a associação pretende fazer, unir a família dos seus associados em torno de uma ideia, de um desafio”. No final, Ricardo Portugal era um presidente satisfeito, pois “o desafio foi superado”, ressalvando que tal só foi possível com o apoio de todas as parcerias.

Quanto à ideia da filhó, “sabíamos que há uns anos houve uma tentativa, em Oledo, mas que não terá corrido como esperado, daí a vontade de tentarmos concretizar este desafio de ter a maior filhó do país”.

Já registar o feito é um passo que fica a aguardar. “Os custos para trazer o Guiness a avaliar a dimensão da filhó era elevado, mas ficamos com os registos para podermos fazer um pedido à posteriori. Mas quem sabe, numa próxima edição, podemos trazer o Guiness para, quem sabe, registarmos um recorde mundial”, explica Ricardo Portugal que, com ou sem livro dos recordes, garante que “esta tradição será para manter e, se for possível, fazer ainda maior, pois será uma marca da associação”. Além disso, “é uma foram bonita de celebrar o aniversário, com sabores nossos, tradições nossas, porque estes produtos endógenos têm imenso potencial na região e pode ser uma mais-valia e mais um atributo para atrair gente à cidade”.

Quanto às atividades para 2019, é para manter a aposta na vertente recreativa e cultural, apostando agora na parte gastronómica da região. Em termos de associados, “para um primeiro ano, as pessoas têm aderido muito bem, como associados e como participantes nas atividade, pelo que é muito positivo para uma associação jovem que está a dar passos sólidos, consistentes para ser a associação do bairro da Granja Park”.

A filhó foi depois distribuída pelos presentes, tal como outras iguarias que completaram este lanche de aniversário.

COMENTÁRIOS