Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Hospital: Atividades e ideias para a vida no aniversário da liga de amigos

Reconquista - 05/06/2019 - 14:37

A importância do voluntariado mereceu amplo destaque, num dia recheado de iniciativas em ambiente de festa.

Partilhar:

A foto de família à porta da instituição

A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano (LAHAL), de Castelo Branco, comemorou no passado dia 29 de maio o seu 23º aniversário com várias atividades, entre elas a entrega do prémio do concurso «Uma ideia para a vida».

Após uma conferência inicial proferida pelo padre José António Gonçalves sobre espiritualidade em saúde e voluntariado hospitalar teve início a sessão oficial, na qual foi consensual a importância do voluntariado, com especial destaque para o trabalho que esta liga realiza no Hospital Amato Lusitano.

Carlos Almeida, presidente da LAHAL, agradeceu “a todos os que permitiram que a liga crescesse no tempo, no número de voluntários e na forma como se dedicam aos doentes”, reforçando também “a importância de nunca perder o foco no conjunto de valores que estão por detrás da missão da liga”. Já Vieira Pires, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, destacou por seu lado “a importância dos projetos a que a liga e a instituição têm conseguido dar forma, nomeadamente através do trabalho desenvolvido por todos os voluntários”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Alves, questionou depois os presentes sobre “o que seria de nós sem o voluntariado?”. “Conheço bem a importância das ligas de amigos e conheço particularmente bem o trabalho desenvolvido pelos voluntários do Hospital Amato Lusitano e da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, na qual sou Provedor, e só me posso orgulhar destas pessoas imbuídas do espírito de apoiar quem mais precisa”.

Durante esta cerimónia foram ainda dados a conhecer os resultados do concurso de ideias lançado pela primeira vez este ano pela LAHAL para a promoção da humanização no Hospital Amato Lusitano. Os projetos apresentados foram analisados pela direção da LAHAL, com vista a definir uma estratégia de regeneração sustentável dos espaços adstritos aos doentes internados ou salas de espera para consultas.

Dos onze projetos apresentados a concurso, a proposta dos enfermeiros Leonel Grencho e Rui Alves – Humanização das camas de conforto do serviço de Medicina Interna do HAL recolheu o consenso do júri e arrecadou o prémio no valor de cinco mil euros. As restantes propostas merecerem a atribuição de Menções Honrosas de natureza não pecuniária.

“Todos os projetos apresentados continham propostas estimulantes em diversas áreas do hospital. O projeto vencedor apresenta soluções que a direção da liga considerou inovadoras e interessantes e que podemos desenvolver”, referiu Carlos Almeida, presidente da LAHAL, durante a cerimónia de apresentação dos resultados deste concurso.

Em seguida realizou-se a Missa Solene no espaço religioso do Hospital Amato Lusitano onde para além da cerimónia de entrega da «bata amarela» e das insígnias aos sete novos voluntários que terminaram a sua formação, foi também homenageada uma voluntária que celebrava os dez anos ao serviço deste voluntariado.

A iniciativa que celebrou o 23º aniversário da LAHAL terminou com um almoço de confraternização entre voluntários, com a presença da coordenadora do voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Lurdinhas Eanes, do Presidente do Conselho de Administração e da vogal executiva da ULSCB, Vieira Pires e Catarina Filipe, do presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia.

COMENTÁRIOS