Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha: Boom vence prémio internacional de sustentabilidade

Reconquista - 17/01/2017 - 12:33

O Festival Boom voltou a ser considerado um dos mais amigos do ambiente alcançando pela quinta vez o prémio internacional “Greener Festival Award” na sua distinção máxima.

Partilhar:

A próxima edição acontece em 2018. Foto João Curiti

O Festival Boom voltou a ser considerado um dos mais amigos do ambiente alcançando pela quinta vez consecutiva o prémio internacional “Greener Festival Award” na sua distinção máxima.

Segundo a organização do evento que acontece a cada dois anos em Idanha-a-Nova o pioneirismo do Boom “é reforçado pela conquista deste prémio, atribuído por um júri que avalia festivais de todo o mundo, tendo em conta aspetos como emissões de CO2, tratamento de águas, saneamento, gestão de resíduos, promoção de transportes públicos, utilização de materiais reutilizáveis, energias renováveis, assim como a promoção destas e outras medidas junto do seu público”, diz em comunicado.

A organização destaca a reflorestação da Herdade da Granja, a adoção de  soluções sustentáveis de saneamento, bioconstrução ou reciclagem, a promoção dos transportes públicos ou a escolha de fornecedores locais como algumas das medidas que tiveram eco junto do júri.

O programa ambiental inclui ainda medidas como a obrigatoriedade de todos os restaurantes usarem material biodegradável e arte um programa de revitalização da economia, que em colaboração com a câmara municipal e juntas de freguesia permitiu empregar cerca de 200 pessoas da região na última edição do festival, realizada no último verão.

“A distinção máxima foi atribuída a apenas dois festivais em todo o mundo, sendo o Boom Festival um deles”, dizem os promotores.

“Há um esforço crescente e uma preocupação da nossa parte para promover a consciencialização através do festival. E este prémio é o resultado de um trabalho árduo desenvolvido por uma equipa constituída por muitas pessoas, de um público fantástico, não esquecendo o apoio logístico que nos tem sido providenciado pelo município de Idanha-a-Nova”, diz Artur Mendes, da organização do Boom.

 

Reportagem do Reconquista na última edição do festival, em 2016

 

COMENTÁRIOS