Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Os insaciáveis

Agostinho Dias - 25/08/2016 - 8:53

De vez quando vêm a lume números que revelam desigualdades salariais, ou de pensões, que são autênticos escândalos públicos e que de uma maneira geral envolvem políticos, gestores, ou gente ligada à banca. Há meses foram os “Panamá papers” a revelarem fortunas fabulosas desta gente, ligados a paraísos fiscais. Agora foram as 332 subvenções vitalícias e as rendas recebidas por muitos dos nossos políticos que deixaram num canto as reformas e pensões da maioria dos portugueses, que, na média, não chegam aos mil euros mensais.
Se há muitos anos atrás, ir para a política significava perder dinheiro em relação à profissão exercida, hoje a maioria dos nossos deputados, governantes, acessores, e demais boys, não sabem fazer mais nada, a não ser estar na política. Com as leis que fizeram conseguem muito mais regalias do que qualquer português, a quem dizem servir. Na política muitos encontram o trampolim para saltarem para grandes empresas públicas, ou privadas, onde ganham grandes ordenados, mas, mesmo assim, não dispensando, com raras excepções, as mordomias que conseguiram como políticos.
João Pedro Delgado, deputado do PS, um rebate de consciência, afirmava há dias na Assembleia da República: “Os cidadãos estão fartos de nós. Fartos daqueles que são incapazes de colocar o serviço público à frente, e que mancham o debate público”. Agora passa-se o tempo em comissões de inquérito para ver a quem acusar. É a velha tática de que a “melhor defesa é o ataque”. Todos têm culpas no cartório…

COMENTÁRIOS