Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Poluição do ar mata

Agostinho Dias - 30/11/2016 - 10:24

A Agência Europeia do Ambiente refere que, em 2013, a exposição a partículas finas, a ozono e a dióxido de azoto, que se encontravam no ar que respiramos, originaram 6.640 mortes prematuras em Portugal. Mais concretamente, as partículas finas mataram 6.070 pessoas, o ozono 420 e o dióxido de azoto 150. Na União Europeia, no mesmo ano, o número de mortes prematuras atribuídas a estes poluentes foi 520.000 pessoas, atingindo sobretudo a Alemanha e a Itália. Estes componentes do ar são responsáveis por problemas cardiovasculares, asma e cancro do pulmão. Refere ainda o relatório que a emissão de partículas finas está relacionada com a queima de carvão e de biomassa. Conclui dizendo que é necessário atacar as causas de poluição do ar com “uma transformação fundamental e inovadora”, na mobilidade, energia e sistemas de alimentação.
Não pensemos que estes problemas só existem nas grandes cidades com muito trânsito; diz o relatório que as emissões do amoníaco resultantes das atividades agrícolas “continuam altas”, fruto sobretudo de pesticidas, fungicidas, fertilizantes e produção animal. As centriais a carvão, algumas indústrias um pouco espalhadas por todo o lado são agentes altamente poluidores. Tem-se falado e com razão no perigo de Almaraz, mas é preciso não esquecer outras situações perigosas que existem à nossa volta. O acordo de Paris sobre as alterações climáticas é bem pertinente não só por causa dessas alterações, mas também por estes perigos para a saúde dos humanos.
Como diz o Laudato si “estes problemas estão intimamente ligados à cultura do descarte que afeta tanto os seres humanos excluídos como as coisas que se convertem rapidamente em lixo”. E mais adiante diz: “infelizmente verifica-se uma indiferença geral perante estas tragédias, que estão a acontecer agora mesmo em diferentes partes do mundo”. E a concluir: “é muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas, até dar forma a um estado de vida.”

 

COMENTÁRIOS