Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: O Turismo no Interior

Agostinho Dias - 23/03/2017 - 11:09

Pelos números que nos chegam, o turismo foi em 2016 a galinha de ouro na economia portuguesa.

Os 9,1 milhões de hóspedes estrangeiros, deixaram em Portugal 9,7 milhões de euros, com as 30,7 milhões de dormidas.

Se juntarmos os 12,4 milhões de dormidas dos portugueses, tudo isto foi o maior responsável pelo aumento de emprego e de lucros para a nossa economia.

Espera-se, sobretudo pelo centenário de Fátima e pela vinda do Papa, que estes números continuem a subir no ano corrente.

A nossa hospitalidade, o nosso clima, a paz e sossego que tem existido entre nós, ao contrário de outros destinos, são os principais responsáveis por estes números.

É preciso continuar a preservar estes valores.


O Algarve, as cidades de Lisboa e do Porto foram as zonas mais beneficiadas por este surto de turismo que se estendeu por todo o ano, mas se centrou sobretudo no verão.

É preciso tornar este turismo sustentável.

Já há quem se queixe de excesso de turismo no Bairro Alto, ou nas Docas, na cidade de Lisboa.

É por isso necessário diversificar os destinos turísticos dos que nos visitam.

No nosso interior, é preciso que a campanha das Aldeias de Xisto, das Aldeias Maravilha, das Aldeias Históricas, dos Parques Naturais, das zonas termais, das semanas gastronómicas, etc. se tornem efetivamente capazes de atrair pessoas e, sobretudo de lhes dar condições para se sentirem bem aqui e com vontade de voltar.

Esta semana na Feira Internacional de Lisboa muitas destas realidades foram dadas a conhecer aos operadores turísticos na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Penso que ainda há muito a fazer nestes locais para criar atividades atraentes, instalações hoteleiras capazes e com bom acolhimento.

Se uma atividade tão simples como a do Balcon Tajo trouxe tanta gente a Lentiscais e Castelo Branco, muitas outras iniciativas se poderão empreender para tornar o interior numa zona turística.

Se já por aqui vão vivendo alguns estrangeiros de modo permanente, outros se poderão apaixonar pelas nossas aldeias.

agostinho.dias@reconquista.pt

 

 

COMENTÁRIOS