Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: A fome

Agostinho Dias - 20/07/2017 - 11:52

Em 2000, 193 países membros das Nações Unidas declararam que, a erradicação da fome e da pobreza no mundo, é um dos 8 objetivos do milénio que então começava. Passados 17 anos, verificámos que  existem atualmente 108 milhões de pessoas, 18 vezes a população portuguesa, ameaçadas de fome. O pior é que o cenário se está a agravar, já que em 2015 essa ameaça pairava apenas sobre 80 milhões. Países como o Sudão do Sul, a Somália, o Iémen, o nordeste da Nigéria estão em grave crise; mas não é só em África, pois também no Médio Oriente que está em guerra se verifica a mesma realidade. 
Para as causas deste flagelo a ONU aponta a combinação de preços recorde, os conflitos, as condições climatéricas. No fundo causas humanas que estão a condicionar a vida destes milhões de pessoas. Por isso o Papa Francisco alerta em mensagem enviada à 4.ª assembleia da FAO para a “inércia”, e o “egoísmo” da comunidade internacional. Escreve que “não bastam as boas intenções para combater a fome e assegurar o pão a milhões de pobres”, uma vez que também “é necessário reconhecer que todos têm direito a ele, e dele devem usufruir”. 
O Papa anunciou mesmo uma visita a este departamento da ONU no próximo dia 16 de Outubro, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.
Em Portugal só não existe fome graças às organizações de ajuda, quer oficiais, como a Segurança Social, quer privadas como o Banco Alimentar , a Cáritas e tantas outras dependentes da generosidade das pessoas. Só que haja organizações a aproveitar os alimentos que iriam parar ao lixo, estando em bom estado, já se mata a fome a muita gente no mundo ocidental.

 

COMENTÁRIOS