Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e factos: Aniversário do Reconquista

Agostinho Dias - 13/05/2017 - 8:00

Reconquista faz 72 anos a 13 de maio.

Acendemos mais uma vela ao completar um ano a dar a luz das notícias e mensagens que procurámos transmitir semanalmente.

É um trabalho diário, já que todos os dias o nosso site on-line é atualizado; cada quarta-feira é o culminar de uma semana com a edição em papel.

O melhor disto é que toda a equipa de jornalistas faz o seu trabalho sempre a pensar nos leitores a quem pretendem informar e formar.

Pela nossa experiência do digital, são as notícias que falam de acidentes, mortes súbitas ou escândalos que têm maior número de leituras e partilhas, no imediato.

Já era assim no séc. XIX quando Eça de Queirós e Ramalho Ortigão escreviam “Os mistérios da estrada de Sintra” no Diário de Notícias.

Não é com gosto que damos tais notícias, pois como diz o Papa Francisco na mensagem deste ano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, queremos “romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de se fixar a atenção nas notícias más”.

Queremos vencer “a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e por isso se procura “o drama do sofrimento e mistério do mal facilmente elevados a espetáculo”. Queremos inspirar “uma abordagem positiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia”.

Talvez por isto nem sempre agradamos a todos, mas é a nossa opção.

Hoje convidamos os nossos leitores, assinantes, colaboradores e anunciantes a soprar a vela de mais um aniversário, sentindo-se a fazer parte desta grande família que é o Reconquista.

As 19 pessoas que aqui trabalham como jornalistas, paginadores, impressores ou comerciais, fazem o seu trabalho a pensar e todos vós e por isso neste dia querem festejar convosco.

Que seja por muitos anos!

 

COMENTÁRIOS