Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Comunicar é partilhar

Agostinho Dias - 12/05/2016 - 10:14

A 13 de maio, “Reconquista” completa 71 anos de idade com a edição n.º 3.661.

Se “comunicar é partilhar”, como diz o Papa Francisco, ao longo destas edições em papel partilhámos semanalmente desde 1945 o que foi a vida de Castelo Branco e da região que rodeia esta cidade, assim como muitas atividades da Igreja.

Certamente animou-nos o desejo de que as palavras que escrevemos sejam para “construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos”, como diz a mensagem pontifícia para o dia das comunicações sociais.

No entanto, também sentimos a obrigação de denunciar o que entendemos estar errado, não para condenar em praça pública, mas para provocar dimensão e clarificação de opiniões.

Hoje, na nossa sociedade post-industrial, o poder da economia passou a estar assente no poder da informação.

Assim como a imprensa revolucionou a aprendizagem com a disseminação da leitura, assim também hoje as tecnologias de comunicação e informação (TIC) tornaram possíveis novas formas de acesso e distribuição dos conhecimentos.

Este novo modelo marca uma nova era social.

"E quando digo grande equipa, não refiro só os que estão na redação, na impressão ou na administração do jornal, mas também os que partilham as nossas notícias no online, os que nos assinam, nos leem e às vezes nos dão a sua opinião e as suas críticas, os que aqui colocam os seus anúncios, dando a conhecer as suas atividades, os que nos telefonam, ou enviam e-mails, para nos informarem do que se vai passando"

Foi por isso que “Reconquista” também vem aderindo a estas novas tecnologias com a publicação em papel digital, quer no site, quer nas redes sociais.

Sentimos que, por enquanto, o jornal impresso convive em perfeita harmonia com as novas tecnologias.

Deste modo pretendemos atrair os novos e fidelizar os mais velhos.

Só com uma grande equipa se pode realizar este trabalho.

E quando digo grande equipa, não refiro só os que estão na redação, na impressão ou na administração do jornal, mas também os que partilham as nossas notícias no online, os que nos assinam, nos leem e às vezes nos dão a sua opinião e as suas críticas, os que aqui colocam os seus anúncios, dando a conhecer as suas atividades, os que nos telefonam, ou enviam e-mails, para nos informarem do que se vai passando.

A todos agradecemos e consideramos como fazendo parte desta grande família que hoje apaga as 71 velas do “Reconquista”.

Que Deus nos ajude a podermos continuar a partilhar com todos a comunicação semanal que reunimos.

 

COMENTÁRIOS