Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Mexa-se, mexa-se...

Agostinho Dias - 04/08/2016 - 10:09

Em Portugal estão na moda as corridas de mini, meias ou maratonas completas, e para os mais corajosos até os trilhos. Muitas vezes têm fins humanitários e de ajuda, outros são simplesmente para desporto. Em 2015 foram realizadas mais de 600 destas provas, o triplo das realizadas em 2013. O exercício físico está na moda, até nas nossas aldeias, onde aparecem nos largos aparelhos para este exercício, a substituir as enxadas que antigamente eram obrigatórias no cultivo dos campos.

Dizem os médicos que todo este exercício traz bem-estar, pois melhora a função cardíaca e respiratória, os ossos e articulações, ajuda a controlar o peso, a baixar a tensão arterial e o mau colesterol, e reduz o risco de diabetes II. No entanto, também dizem que esta atividade seve der feita com um plano individualizado de acordo com a resistência de cada um, começando sempre pela caminhada regular, apontando um aumento progressivo. Existem mesmo Centros de Marcha e Corrida espalhados pelo país, onde cada exercitante deve fazer o seu “check-up” anual. O ganho está numa atividade física regular, abandonando o sedentarismo.

Neste tempo de praias e piscinas convém manter esta atividade de modo adequado a cada um, mas, se possível, evitando só o exercício de estar deitado em cima da toalha e bronzear e às vezes a escaldar ao sol, pior ainda se for na hora de mais calor do dia.

Em semana de corrida de bicicletas, aí está um outro bom exercício para as deslocações nas nossas cidades e aldeias, que em Portugal ainda não tem os adeptos de outras paragens. É certo que nem há as ciclovias adaptadas para este meio de transporte, nem os declives das nossas ruas são as mais fáceis para este exercício. Também as novas regras de trânsito nem sempre são respeitadas por todos nas nossas estradas…

COMENTÁRIOS