Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: O admirável mundo novo

Agostinho Dias - 06/07/2017 - 10:15

Esta manhã uma estação de rádio dizia a propósito da invenção do Iphone que havia a rádio antiga, em que para se fazer uma reportagem era necessária muita bagagem, e a rádio nova em que basta levar o Iphone e um microfone. Fazem-se gravações, tiram-se fotografias, envia-se a reportagem apenas com este pequeno aparelho, que além disso nos notifica do que se passa, nos localiza e dá todas as informações que lhe pedirmos.
No trabalho, o computador faz de maneira rápida uma série de trabalhos que outrora ocupava os que escreviam, os que arquivavam, os que comunicavam, os que faziam cálculos complicados, e as mais diversas operações. O pior é quando são atacados por vírus informáticos provenientes de ciber-ataques. Fora disso uma máquina destas substitui o trabalho de 18 ou 20 pessoas de modo mais eficiente. Ainda no trabalho o robot faz atividades repetitivas nas fábricas, carrega pesos que eram para dois ou três trabalhadores e tudo, sem se fatigar, e a uma velocidade muito maior. Nas deslocações já se fala em carros sem condutor com muita programação e muitos automatismos, e os que existem cada vez são mais dirigidos por pequenos botões, por câmaras exteriores de estacionamento, indicadores de trajetos, etc.
Tudo isto faz com que a ação do homem seja cada vez menos e sejam as máquinas a fazer o trabalho com mais precisão. Até na medicina há progressos enormes com a nanotecnologia e uma série enorme de novas técnicas de transplantes e até substituição de órgãos.
Tudo isto é maravilhoso, se posto ao serviço de todos os homens. Podemos dedicar-nos a outras atividades do espírito, vivemos numa sociedade de mais lazer que proporcione mais tempo para conviver, pois o trabalho é feito pelas máquinas que nos facilitam a vida. O produto deste trabalho deve ser distribuído por todos e não ser proveitoso apenas para alguns. Estarei a sonhar? Se construirmos este mundo novo, seremos todos mais felizes… e até poderemos ter mais férias.

 

COMENTÁRIOS