Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: O respeito pela vida

Agostinho Dias - 07/12/2017 - 9:28

Estamos num mundo em que todos os dias se atenta contra a vida, umas vezes sob a proteção da lei e outros de modo ilegal. É o suicídio, o aborto, a eutanásia, a pena de morte, os homicídios, o terrorismo, as guerras… tudo formas de atentar contra a própria vida, ou contra a vida dos outros. Parece que a vida humana, o maior bem que temos, a base de todos os outros bens, perdeu todo o valor no mundo de hoje.
Portugal tem uma taxa de mais de 5 suicídios diários; se na estrada em 2016 morreram 460 pessoas, por suicídio morreram mais de 1.600 pessoas no mesmo ano. As depressões estão na origem destes números, mas também a publicidade que se faz quando alguém famoso atenta contra a própria a vida.
No passado dia 5 de setembro o Diário de Notícias dizia que “ Portugal estava acima da média de suicídios em todo o mundo, segundo a O.M.S.”. Em 2015 tínhamos uma taxa de 13,7 suicídios por 100 mil habitantes, sendo a taxa mundial média de 10,7. Há por aí muita falta de amor, muito abandono, e até ódio, para se chegar a este ponto.
Para os cristãos Natal é também festa de louvor pela vida não só de um Menino – Deus que nasce, mas festa de todas as vidas humanas que nas mais diversas circunstâncias querem e têm o direito de subsistir. É tempo de afetos, de fazer sentir que estamos perto, de animar quem está desalentado, de ir ao encontro. É urgente desde já começar a viver este espírito de Natal que pode salvar vidas humanas. 

 

COMENTÁRIOS