Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: O serviço da educação

Agostinho Dias - 19/05/2016 - 11:42

A polémica causada pelo despacho normativo 1H/2016 que revê os contratos de associação do Estado com as escolas de ensino particular e cooperativo, pôs os agentes e famílias destas escolas em luta contra o Estado.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa “mostra preocupação e manifesta incentivo a todos aqueles que no terreno lutam para que o princípio da liberdade de escolha de cada família seja realizado”.

Como diz o Papa Francisco na exortação apostólica sobre a família “O Estado oferece um serviço educativo de maneira subsidiária, acompanhando a função não desejável dos pais, que têm o direito de poder escolher livremente o tipo de educação acessível e de qualidade que querem dar aos seus filhos, de acordo com as suas convicções”.

D. Manuel Clemente seguindo o mesmo princípio do direito de escolha dos pais diz que isso “implica atribuir as escolas não estatais são tão contribuintes como os outros”.

E conclui dizendo “que as escolas estatais, que são de todos nós, deverão atender ao que os pais pretendem para os seus filhos, em termos de valores a transmitir”.

No fundo o que se defende e que o Estado não é o dono da educação.

São os pais que têm de decidir o que querem para os seus filhos. Ao Estado compete subsidiar de modo igual, dentro das suas possibilidades, o ensino público e privado.

É isto que foi posto em causa e está a causar toda esta dimensão, levada ao rubro com a força sindical por um lado, e cooperativista dos colégios particulares pelo outro.

Esperamos que se entendam.

COMENTÁRIOS