Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Os partidos políticos

Agostinho Dias - 22/02/2018 - 10:00

Segundo estudos recentes de alguns politólogos, em Portugal, os militantes dos partidos políticos são 1% a 2% da população portuguesa. Isto significa que em cada 100 portugueses, apenas, o máximo dois, são parte ativa da vida política. São esses os responsáveis por fazer as leis e conduzir toda a vida política do nosso país. É uma minoria de pessoas a controlar a vida do país . Isto tem como consequência uma frequente má gestão, compadrio, corrupção, populismo e tudo o mais que quisermos. Felizmente que há tribunais a chamar à justiça tantos políticos  abusadores do seu poder; nem sempre foi assim...
É certo que não há democracia sem partidos políticos, mas não pode ser com partidos como os que temos. Basta reparar na atitude de abstenção, na cultura da indiferença  e resignação, que reina na maioria dos portugueses, para percebermos que algo não vai bem na democracia que temos. É precisa uma mudança de atitude e comportamento dos portugueses, passando pela participação responsável na vida política da sua autarquia, no local de trabalho, nas reuniões partidárias, recusando demagogias e mentiras, falsas promessas e manipulações.
Temos o exemplo do que foi a primeira República que nos levou ao Estado Novo, pondo na gaveta a democracia. Ou os partidos políticos se reformam, se ativam, destroem os vírus que os mimam, de modo a fazer renascer a paixão democrática no povo português, ou estamos sujeitos a que numa nova ditadura tome conta do país, perante a apatia do povo português. Entretando vamos sendo governados por gente, até bem intencionado, que vai obedecendo à orientação dos iluminados chefes partidários que eles próprios vão elegendo e aplaudindo, para lhes darem um tachinho…

 

COMENTÁRIOS