Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Os proprietários que paguem

Agostinho Dias - 22/09/2016 - 11:19

Os proprietários estão agora a pagar a crise através da tributação. Basta ser proprietário de um automóvel, mesmo que seja absolutamente necessário para cumprir a sua missão, e lá vem o agravamento do imposto sobre produtos petrolíferos. Se é proprietário de casas para arrendar, terá de cumprir a função da segurança social, sem poder aumentar as rendas das mesmas. Se é proprietário de bens imobiliários que nas finanças são avaliados em mais de 500 euros, lá vem a tributação extraordinária sobre os mesmos. Se é proprietário de um colégio, ou de um hospital privado, é considerado concorrente do serviço público, e por isso que se amanhe sem qualquer ajuda estatal; não importa o serviço público que possa exercer, nem os postos de trabalho que tenha criado… Se a Igreja é proprietária de bens imóveis, que pague o IMI, sem interessar quaisquer acordos que possa haver. Os proprietários, seja do que forem, é que devem pagar a crise…
Não estou a defender os ricos, que sempre conseguem escapar aos impostos, nem que seja registando os bens no estrangeiro, mas defendo a legitimidade de propriedade privada, como estimuladora da economia, sempre que adquirida por meios legítimos e legais. 
Este governo prometeu aumentar o crescimento da economia por via do consumo interno e da exportação, e isso não está a acontecer. Por isso tem de recorrer aos impostos para equilibrar o PIB, já que não consegue diminuir a despesa pública. Se o governo anterior taxava de maneira cega a todos os portugueses, este considera que quem é proprietário, seja do que for, é que deve ser taxado sem rodeios. Isto tem como consequência o afastamento dos investidores, cuja ausência está a afetar a nossa economia. Agora que se prepara o orçamento do próximo ano, necessariamente este aumento vem ao de cima. O coletivismo já provou que leva as economias à ruina.

COMENTÁRIOS