Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: D. Antonino Dias reuniu com os agentes culturais

José Júlio Cruz - 22/03/2017 - 14:54

D. Antonino Dias valorizou as parcerias com os agentes culturais, quer nas tradições quer noutras para a realização da comunidade humana.

 

Partilhar:

O bispo no uso da palavra. FOTO ALBERTO LADEIRA

O Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, reuniu na passada quinta-feira, dia 16, na vila de Idanha-a-Nova com um grupo significativo de agentes culturais com atividade nesta zona do país. O encontro teve lugar no Centro Cultural Raiano.

João Paulo Janeiro, professor da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e o cónego Emanuel Silva foram os oradores convidados, tendo ambos abordado nas suas intervenções diversos temas no sentido de serem levantadas questões para o debate que se seguiu e que foi o mote para este encontro do prelado com os agentes culturais.

Cerca de meia centena de representantes de diversas áreas da cultura regional participaram neste encontro em Idanha-a-Nova, tendo o mesmo sido realizado no âmbito da visita pastoral que o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco está a realizar ao Arciprestado de Castelo Branco até ao próximo mês de junho.

D. Antonino Dias no decorrer deste evento citou vários documentos do magistério sobre a cultura, realçou a necessidade da beleza para uma vida humana completa e, entre outras considerações sobre o tema em debate, lembrou que do diálogo existente entre a Igreja e os agentes culturais importa valorizar, naturalmente, tudo aquilo que já existe de bom, nomeadamente as parcerias que permitem a construção de uma sociedade plena. Há casos em que essa parceria se constitui como tradição e outros em que ambas as partes se associam para realizar a comunidade humana, destacou o prelado.

 

SAÚDE Lembre-se que, no mesmo âmbito, D. Antonino Dias vai participar, precisamente esta quinta-feira, dia 23, em encontro similar sobre a área da saúde, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, em Castelo Branco. Este encontro está agendado para as 21H00.

Ana Paula Sapeta, diretora desta escola superior pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, e João Maria Lourenço (do Secretariado da Saúde) irão numa fase inicial deste encontro levantar diversas questões à volta das quais se desenvolverá posteriormente o debate com a presença e a participação do bispo.

COMENTÁRIOS