Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ilídio Pinho: Exemplo do queijo de urtigas motiva colegas

Lídia Barata - 26/01/2017 - 8:00

Já são conhecidos os projetos selecionados para mais uma edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, onde as escolas da região marcam presença.

Partilhar:

António Costa foi dos que provou a iguaria de urtigas

Depois o prémio alcançado na última edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, com o projeto Sabores da nossa terra, mais concretamente com queijos tradicionais de Alcains aos quais casaram alguns novos paladares, com destaque para o queijo de urtigas, o Agrupamento de Escolas José Sanches, de Alcains e São Vicente da Beira, viu mais três projetos aprovados este ano letivo, naquela que vai ser a 14.ª edição desta competição. Com o prémio do ano passado, e segundo as responsáveis do projeto, "os queijos de urtigas vão continuar a evoluir", ao mesmo tempo que vão tentar "por os meninos como  detentores da propriedade intelectual desta ideia", além das experiências continuarem com outra inovação, o gelado de requeijão. Este ano, viu aprovados pelo júri os projetos "Haja remédio" (1.º escalão), "Vamos TODOS brincar" (2.º escalão) e "Do azeite à pele" (3.º escalão).  Mas o projeto "Sabores da Nossa terra" foi convidado e marcou presença. dia 18 de janeiro, em Coimbra, na Escola Artística do Conservatório de Música, onde foi feita a entrega dos prémios de desenvolvimento, para apresentar os passos usados e como chegaram aos queijos de urtigas, "de forma a ajudar na concretização dos novos projetos". Um queijo que promete vingar e que até já foi provado pelo Primeiro Ministro, António Costa. O projeto realizado ao longo do último ano letivo, pelas professoras Ana e Lurdes Bento, com coordenação de Patrícia Santos e Carla Marques, vencedor do 2.º escalão, vai assim ter continuidade.

Mas outras escolas da região estão na competição, tendo já visto escolhido os seus projetos para esta fase de desenvolvimento. Assim, no primeiro escalão, foi ainda contemplado o projeto "Bolotas e mais bolotas….!" da Escola básica Pêro da Covilhã. No 2.º escalão estão também os projetos "Plantas com história", da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco, "EcoPaper" da Escola Básica Serra da Gardunha, no Fundão, e "Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso – A ciência do linho", da

Escola Secundária de Sertã. No 3.º escalão surge o projeto "Vamos conhecer alimentos", da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã, "Tecnologia EM - Invisível, mas eficiente!" e "Fundão, sabor a flores!", da Escola Secundária do Fundão, e "Micorrização é a solução!" e "FungiColor, cogumelos que pintam!", da Escola Básica Serra da Gardunha, no Fundão. No 4.º escalão foi selecionado o projeto "Fireman - Robot", da Escola Secundária do Fundão, e  "O Pão | The Best or Nothing", da Escola Profissional do Fundão. E no 5.º escalão, os projetos selecionados foram "Rega-IOT" e "Não estás a ver? Vai uma mãozinha? - Jogos matemáticos, fotogrametria e impressão 3D", da Escola Secundária Amato Lusitano, "Efeitos da descarga de uma ETAR numa costa rochosa portuguesa" e "O goji no regadio da Beira Interior Sul – uma abordagem à Gastronomia Molecular como motor no desenvolvimento de spin", da Escola Secundária Nuno Álvares, "Influência da rega de lima na produtividade forrageira", da

Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, "Ventos de Aromas e Sabores" e "A agenda do cuidador e do idoso", da Escola Secundária Campos de Melo, "Ládano para proteger e cuidar" e "DACN (Drone Anti-Catástrofes Naturais", da Escola Secundária de Fundão, "Plantas descontaminantes- Máquinas de limpeza" e "Zimbro ao ataque do Acne e da Candidíase", da  Escola Profissional do Fundão, "Cápsulas de Sabor", da Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches de Penamacor, "QR Code: Save the nature", da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, e "Turismo na Sertã, a Igreja Matriz em 360 graus", da Escola Secundária de Sertã. 

COMENTÁRIOS