Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Bispo pede oração e fim de “filosofias baratas” de quem ordena o território

José Furtado - 27/07/2017 - 14:54

D. Antonino Dias manifesta a disponibilidade dos seus párocos, organizações paroquiais e comunidades cristãs para apoiarem quem precisa.

Partilhar:

D. Antonino Dias mostra-se preocupado com os incêndios que atingem a diocese. Foto arquivo Reconquista

O Bispo de Portalegre e Castelo Branco considera que os incêndios ocorridos nos últimos dias nesta região “denunciam erros” e “desafiam a solidariedade”.

Estas frases servem de título a uma mensagem divulgada esta quinta-feira, na qual D. Antonino Dias manifesta a sua solidariedade com as populações atingidas e a disponibilidade dos seus párocos, organizações paroquiais e comunidades cristãs para apoiarem quem precisa, mesmo que a Igreja “se sinta pequenina e impotente perante tal calamidade”.

Numa mensagem também parttilhada na sua conta do Facebook, D. Antonino Dias apela à oração, na qual “encontraremos esperança, serenidade e força para darmos as mãos e, na caridade cristã, nos valermos uns aos outros”.

Mas também pede ação aos homens.

“Todos aguardamos ansiosamente aquele momento em que, todos quantos superintendem no ordenamento do território, se deixem de filosofias baratas, resolvam decididamente congregar sinergias, e, de mãos dadas com as Autoridades locais, de forma concreta e concertada, façam o seu trabalho em favor desta causa e casa comum, também para melhor rentabilização do que temos, maior prevenção dos incêndios e sossego das populações”, diz a mensagem divulgada pela diocese.

D. Antonino Dias lembra a condição da região em que se insere a diocese que dirige, “um interior com a população a desaparecer, com uma população cada vez mais envelhecida e pobre, com uma população a sentir-se cada vez mais desprotegida e com a sensação de um certo abandono”.

 

COMENTÁRIOS