Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Bruxelas liberta 45 milhões para concelhos afetados

Reconquista - 17/08/2017 - 16:30

A maior fatia destina-se a empresas atingidas pelos incêndios. Governo avança com estado de calamidade pública.

Partilhar:

Bruxelas conformou os apoios aos concelhos atingidos pelos incêndios. Foto DR

A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 45 milhões de euros para ajudar os concelhos da zona Centro de Portugal que foram afetados nos últimos meses pelos incêndios florestais.

O anúncio foi feito esta quinta-feira em Bruxelas pela comissária europeia para a política regional, Corina Creţu.

"Esta reorientação dos fundos ajudará a Região Centro a retomar o seu curso normal e ajudará os portugueses a virar a página deste capítulo doloroso. A UE está pronta para reforçar o seu apoio quando e onde os europeus mais precisam”, disse.

Esta verba resulta da mudança do Programa Regional da Política de Coesão.

Dos 45 milhões de euros, 25 milhões de euros podem ser usados pelas empresas “incluindo equipamentos e máquinas que tenham sido destruídas nos incêndios”.

Os restantes 20 milhões de euros podem ser investidos em serviços públicos e no restauro das infraestruturas críticas como reparos nas estradas, restauro dos sistemas de distribuição de água ou substituição de veículos de transporte municipais.

O Governo anunciou também a declaração do estado de calamidade pública “com efeitos preventivos” em algumas zonas do território nacional.

Esta decisão foi tomada “face à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo, com especial incidência nos distritos do interior das regiões do Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio”.

Depois de ouvir os presidentes de câmara municipal dos concelhos em questão o Governo reúne esta sexta-feira com o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, com o Comandante Geral da GNR, com o Comandante Nacional de Operações de Socorro e com o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses “tendo em vista a mobilização máxima de meios e pré-posicionamento nas zonas de maior risco”.

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas voltam a rondar os 40 graus em Castelo Branco, valor que deve ser atingido no domingo.

No entanto já a partir desta quinta-feira a máxima alcança os 38 graus.

A maioria dos concelhos do distrito de Castelo Branco vai estar em risco máximo de incêndio na sexta-feira, com exceção de Castelo Branco, Fundão e Idanha-a-Nova em risco elevado e de Belmonte em risco elevado.

COMENTÁRIOS