Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Governo quer acelerar identificação das necessidades

José Furtado - 18/10/2017 - 18:10

 SOM  Vieira da Silva esteve em Oleiros, Sertã e Castelo Branco. No pinhal foi confrontado "com perdas significativas de rendimentos

Partilhar:

Vieira da Silva encontrou-se com Luís Correia na câmara municipal. Foto José Furtado/ Reconquista

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social visitou esta quarta-feira os concelhos de Oleiros, Sertã e Castelo Branco para conhecer de perto os estragos provocados pelos incêndios que começaram no domingo.

Vieira da Silva reuniu com autarcas e visitou alguns locais, como a zona de Sobral do Campo em Castelo Branco e Louriçal do Campo, no mesmo concelho.

“O objetivo é acelerar o processo de levantamento das situações que resultaram dos incêndios de domingo”, justificou o governante à saída de uma reunião na Câmara Municipal de Castelo Branco.

Na Sertã e Oleiros “foram identificadas situações de elevada sensibilidade com perdas significativas de rendimentos de algumas populações na agricultura e florestas”, existindo ainda habitações e empresas destruídas.

Vieira da Silva diz que há problemas estruturais que são antigos e necessitam de mais tempo mas há também respostas urgentes que podem ser dadas, como o apoio psicológico nas comunidades mais isoladas, mecanismos de garantia de rendimentos de emergência para as famílias afetadas, recuperação de habitações ou de rendimentos para quem perdeu o que tinha na floresta e na agricultura.

Para estas soluções “teremos de reforçar uma articulação com os municípios”.

 

Os postos de apoio da Segurança Social, criados na madrugada de domingo para responder aos casos de necessidade daquele momento, “em geral cumpriram as suas funções, que eram de apoio em realojamentos e outras situações, como tal estão a ser desmobilizados”.

No entanto os técnicos estão a ser reencaminhados para outras tarefas de apoio.

Em Oleiros tinham sido criados dois destes postos, na Misericórdia e na residência de estudantes.

COMENTÁRIOS